Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2124 | Euro R$ 5,5606
Search

Cras do Barro Vermelho oferece aulas de jiu-jitsu

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 20 de junho de 2017 - 11:30
Vinte crianças fazem as aulas no Cras do Barro Vermelho
Vinte crianças fazem as aulas no Cras do Barro Vermelho -

Faixa preta há 14 anos dos 30 dedicados ao jiu-jitsu, o professor Luciano Mendonça, do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) do Barro Vermelho, em São Gonçalo, virou inspiração para os mais de 20 alunos da oficina gratuita do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Toda sexta-feira é dia de montar o tatame, aquecer e falar sobre disciplina e trabalho em equipe.

“Hoje é a primeira aula do meu neto. Ele tem 11 anos, é muito tímido e por tudo que ouvi falar do professor e das suas aulas, eu sei que aqui ele vai poder fazer muitos amigos e se desenvolver, além de aprender um esporte. Nosso bairro estava precisando de atividades como essa”, disse a autônoma Isis Teixeira, de 56 anos, moradora do bairro e avó do mais novo aluno do professor Luciano, Kevin, de 11 anos.

O professor teve como inspiração, o próprio pai, que também é faixa preta. Há 15 anos ensinando, Luciano conquistou o primeiro lugar na sua categoria no campeonato brasileiro da Confederação Brasileira de Jiu-jitsu Olímpico, que aconteceu no final de maio no Rio de Janeiro. Integrante da equipe Zulu Team, o professor conta o quanto o esporte que um dia mudou a sua vida, hoje muda tantas outras realidades.

“Em todos esses anos ensinando, pude aprender muito. Meu pai e tios também praticam o esporte há muito tempo e, sem dúvida, foram minhas grandes inspirações. Quando recebi o convite para ser facilitador no Cras, fiquei muito feliz em contribuir através do esporte que mudou a minha vida. Hoje, tenho visto o quanto o esporte tem feito a diferença no comportamento delas, na percepção de mundo e autoestima”, disse o professor.

Matérias Relacionadas