Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,155 | Euro R$ 5,5086
Search

Instituto Vital Brazil tem recorde de produção anual de antídotos

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 06 de junho de 2017 - 12:21
Imagem ilustrativa da imagem Instituto Vital Brazil tem recorde de produção anual de antídotos

O quase centenário Instituto Vital Brazil (IVB), fundado em 1919, em Niterói, se mantém ainda hoje como pioneiro na pesquisa científica e produção de antídotos contra picada de animais peçonhentos (cobras, aranhas e escorpiões), além de outros medicamentos e vacinas. 

Somente em 2016, foram produzidas e distribuídas, via Ministério da Saúde, 132.310 ampolas, tanto desses soros quanto de doses de antirrábicas e antitetânicas. Agora, em fase de testes, os pesquisadores do IVB trabalham no soro antiapílico – contra picada de abelhas.

O Vital Brazil também é único produtor brasileiro do soro contra o veneno da aranha viúva-negra. No Brasil, por ano, os casos de acidentes com animais peçonhentos são altos: 80 mil de escorpiões; 30 mil de aranha; e 30 mil de serpentes. No Estado do Rio de Janeiro, acidentes com serpentes são os mais comuns, sendo registrados cerca de 700 casos por ano, causados por picadas de jararacas, cascavéis, corais verdadeiras e surucucus.

Engana-se quem pensa que só em zonas rurais acontecem esses acidentes. Na capital, há muitos casos registrados – e não apenas entre os trilheiros.

"Esses animais acabam vivendo próximo à população. Os acidentes nas grandes cidades vêm aumentando por causa do crescimento desordenado, com o ser humano ocupando lugares que antes eram áreas de matas. E com a produção de lixo, aparecem ratos, que é o principal alimento das cobras peçonhentas; e baratas, que são os alimentos de escorpiões e aranhas", explicou Claudio Machado, biólogo e Chefe da Divisão de Herpetologia do Vital Brazil.

Matérias Relacionadas