Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1515 | Euro R$ 5,5085
Search

ONG completa 15 anos de luta em SG

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 04 de junho de 2017 - 11:00
A ONG Liberdade e Santa Diversidade lista algumas conquistas
A ONG Liberdade e Santa Diversidade lista algumas conquistas -

Por Letícia Lopes e Dayse Alvarenga

“O importante era dizermos ‘estamos aqui, existimos’”. Assim define Washington Castilhos que viu a necessidade de um movimento LGBT em São Gonçalo, numa época de escassez de políticas públicas voltadas para a comunidade. Pesquisador do Centro Latinoamericano de Sexualidade e Direitos Humanos da Uerj, Well, como é conhecido, é o fundador da ONG Liberdade e Santa Diversidade, que completa hoje 15 anos de existência.

Entre as principais conquistas, Well lembra da lei municipal 013/2006, sancionada pela ex-prefeita Aparecida Panisset e elaborada em parceria com o vereador José Augusto Nunes, que estabelece penalidades aos estabelecimentos comerciais que discriminem pessoas por orientação sexual ou identidade de gênero.

“A gente criou um selo e distribuiu entre os comerciantes, que dizia ‘este estabelecimento não discrimina quanto à orientação sexual ou liberdade de gênero”, contou.

Para o pesquisador, no entanto, os avanços foram poucos. Segundo ele, em 2007, quando o Estado criou o programa “Rio Sem Homofobia”, implantando centros de cidadania nos municípios, o governo de São Gonçalo não permitiu a implantação de uma unidade na cidade.

“Esses centros são de muita importância, porque eles disponibilizam serviços de psicologo, advogado, assistente social, todo em suporte para casos de violência e discriminação”, contou.

Para Stefani Brasil, atual presidente da ONG, os próximos passos são a parada deste ano, com o tema “Mexeu com uma, mexeu com todas”, e a conquista de uma nova sede e um abrigo para futuras vítimas.

Diferenças importantes

Identidade de gênero é com que gênero a pessoa se identifica. Há quem se perceba como homem, como mulher, como ambos ou mesmo como nenhum dos dois gêneros: são os chamados não binários.

Cisgêneros se identificam com o mesmo gênero que lhe foi dado no nascimento. Já os transexual e/ou transgênero identificam-se com um gênero diferente daquele que lhe foi dado no nascimento.

Orientação sexual se relaciona à atração sexual e laços românticos. Heterossexuais se interessam por pessoas de outro gênero; homossexuais, por alguém do mesmo gênero; e bissexuais, por ambos.

Já as expressões de gênero se referem às maneiras que as pessoas usam para expressar seu gênero em sociedade, desde o uso de roupas e acessórios até detalhes físicos, como os gestos, as atitudes e o timbre da voz.

Matérias Relacionadas