Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Vigilante concilia ofício com a paixão de compor

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 21 de maio de 2017 - 11:00
Xarles Xavier tem mais de 500 composições prontas, além de outras 500 sendo concluídas
Xarles Xavier tem mais de 500 composições prontas, além de outras 500 sendo concluídas -

Por Marcela Freitas

Sua “arma” é a poesia de suas canções. Há 10 anos, Xarles Xavier, de 35 anos, dedica as suas noites à vigilância de um empreendimento comercial em Niterói. Nas horas vagas, no entanto, ele compõe, uma paixão antiga que começou ainda na adolescência.

Com mais de 500 músicas prontas e outras 500 em fase de finalização, o músico gonçalense batizado como Itecharlim Brasil Júnior, adotou o nome artístico de Xarles, quando integrou a banda alternativa chamada Incrível Mart, que fez sucesso na cena rock carioca, de 1999 a 2009.

Depois de casado, Xarles seguiu em carreira solo e passou a produzir seus próprios videoclipes, que disponibiliza no Youtube como plataforma de divulgação.

Nas folgas, o artista procura saraus e palcos alternativos na região e no Rio para se apresentar sozinho, acompanhado apenas de seu violão a fim de divulgar seu trabalho artístico e fazer contatos no meio musical que possa lhe proporcionar melhores oportunidades no ramo.

“No ano passado fiz muitas apresentações na Lapa de maneira alternativa para mostrar o meu som. Até tentei me adaptar a fazer cover em bares, mas vi que não era isso o que gostava. Para manter a minha família, eu tenho um emprego formal. A música está na minha vida por prazer”, disse. De família de músicos, Xarles ainda sonha em viver de suas canções. Ele já tentou apresentá-las para alguns artistas, mas ainda não conseguiu despontá-las.

“Esse mercado ainda é muito fechado. Eu tenho muitas composições que vão de rock à MPB. Meu sonho é viver da música. Compor é minha válvula de escape, mas trabalhar exclusivamente com isso ainda não é possível”, afirmou.

Quem quiser conhecer mais o trabalho do artista, pode acessar seu canal no Youtube: Xarles Xavier Oficial.

Matérias Relacionadas