Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 4,9734 | Euro R$ 5,4508
Search

Mast recebe série de atividades gratuitas de popularização da ciência neste fim de semana

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 19 de maio de 2017 - 11:34

O Museu de Astronomia e Ciências Afins, no Rio, será palco de mais de 50 ações promovidas por entidades vinculadas ao MCTIC durante a 9ª edição do Turismo Cultural no Bairro Imperial de São Cristóvão, neste sábado e domingo. "Queremos apresentar os institutos do MCTIC que fazem pesquisa e mostrar como isso é feito", diz Douglas Falcão, do Mast.

Neste fim de semana, o campus do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast) recebe mais de 50 atividades gratuitas dentro da programação da 9ª edição do Turismo Cultural no Bairro Imperial de São Cristóvão. Das 10h às 18h, o espaço vai sediar ações de popularização da ciência de diversas entidades vinculadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Além do Mast, participam o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), o Centro de Tecnologia Mineral (Cetem), a Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) e o Observatório Nacional (ON) – todos ligados ao MCTIC.

"Queremos, nessa atividade que concilia popularização da ciência e entretenimento, aproximar o carioca da ciência e tecnologia. E, nessa oportunidade, apresentar os institutos do MCTIC que fazem pesquisa, mostrar como isso é feito. E tudo isso embebido na história, porque São Cristóvão é um bairro que tem vários museus. Fazemos uma viagem no tempo", afirma o tecnologista da Coordenação de Educação em Ciências do Mast, Douglas Falcão.

O evento vai promover jogos, oficinas, peças de teatro, exposições, entre outras atividades. O Mast vai oferecer atrações como o planetário inflável e uma oficina sobre fontes de energia alternativas. Também haverá uma máquina que verifica se as lentes de óculos de sol realmente protegem os olhos contra os raios ultravioleta.

Outras atrações são uma apresentação da Unidade Embrapii do INT, uma máquina do ON que simula a ocorrência de um terremoto, oficinas do CBPF com aparatos que ajudam a explicar os conceitos da física, minicursos do Cetem sobre usos da mineralogia, interações virtuais oferecidas pela Cnen e brincadeiras promovidas pelo Impa para que os visitantes conheçam de perto o impacto da matemática nas suas vidas.

Transporte

A organização do Turismo Cultural no Bairro Imperial de São Cristóvão vai disponibilizar ônibus para que a população possa participar das atividades. Com partida da Quinta da Boa Vista, sairão veículos a intervalos regulares rumo ao campus do Mast e a outros espaços que fazem parte do evento.

Serviço

Evento: 9º Turismo Cultural no Bairro Imperial de São Cristóvão

Data: 20 e 21 de maio de 2017

Local: Campus do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast)

Endereço: Rua General Bruce, 586 – Bairro Imperial de São Cristóvão

Cidade: Rio de Janeiro (RJ

Matérias Relacionadas