Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2538 | Euro R$ 5,5963
Search

Colégio Nilo Peçanha festeja seu centenário

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 12 de maio de 2017 - 12:45
Imagem ilustrativa da imagem Colégio Nilo Peçanha festeja seu centenário

O centenário do Colégio Estadual Nilo Peçanha, no Zé Garoto, em São Gonçalo, foi comemorado, na manhã de ontem, por alunos, professores e ex-alunos da instituição, que promoveram muitas atividades durante todo o dia.

Inaugurada no dia 21 de abril de 1917 como Grupo Escolar Nilo Peçanha pelo então prefeito Vicente Licínio Cardoso, a escola tornou-se referência em educação na cidade. De acordo com a atual diretora, Lígia de Castro, a data é um marco para a cidade, que teve no Nilo Peçanha, sua primeira escola de formação.

“Essa escola tem um papel social na formação dos gonçalenses. Hoje, temos 1,1 mil alunos, mas já passaram por aqui muitas histórias. Não poderíamos deixar esse centenário passar em branco”, contou.

Professora do colégio há 11 anos, Maria das Graças Seia contou que seu pai estudou na instituição e essa é uma das razões para ter um carinho tão especial pela escola. “Essa é uma escola que tem uma gestão democrática em que as pessoas são ouvidas. Aqui, há diálogo e interação entre alunos e professores”, disse.

Ex-aluna da instituição, Ana Cristina Palmeiras, 19, fez questão de prestigiar a data. “Essa escola fez parte da minha vida. Vivi, no 1º ano do Ensino Médio, com a descoberta de um câncer de mama em minha mãe. Aqui, fui acolhida e consegui ter forças para superar toda a dor que vivia. Minha gratidão é enorme”, afirmou. (Marcela Freitas)

Matérias Relacionadas