Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Dia de caos no trânsito em Niterói

Abertura do Túnel Charitas-Cafubá deixa Icaraí e arredores completamente engarrafados

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 09 de maio de 2017 - 10:00
Motoristas enfrentaram grande engarrafamento no primeiro dia útil de abertura do túnel em Niterói
Motoristas enfrentaram grande engarrafamento no primeiro dia útil de abertura do túnel em Niterói -

Por Marcela Freitas

O primeiro dia útil de funcionamento do Túnel Charitas-Cafubá, em Niterói, foi um verdadeiro exercício de paciência para motoristas e passageiros que, acreditando que encurtariam distâncias, enfrentaram um longo engarrafamento, na manhã de ontem, na Zona Sul. O grande número de veículos associado a um engavetamento na esquina das ruas Miguel de Frias e Marquês do Paraná, sentido Icaraí, também provocou impacto no fluxo sentido Centro.

Mesmo com agentes da Niterói Transportes e Trânsito (NitTrans) orientando o trânsito, a confusão foi generalizada e muitos motoristas criticaram a falta de planejamento. “O que adianta encurtar o trânsito se não melhoram a circulação na Avenida Roberto Silveira? O trânsito aqui já é intenso todos os dias. Com o grande número de veículos, a tendência é piorar. Não adianta fazer obra sem solucionar um problema antigo e rotineiro, que é o engarrafamento nessa via (Roberto Silveira)”, disse um motorista.

Além do trânsito em Icaraí, na chegada a Charitas, motoristas encontraram pontos de retenção nas ruas Silvio Picanço e Quintino Bocaiuva, em São Francisco. Também houve congestionamento na Estrada da Cachoeira e Presidente Roosevelt.

O túnel Charitas-Cafubá foi aberto ao tráfego de veículos no último sábado. A nova ligação entre a Zona Sul e a Região Oceânica conta com duas galerias (em duplo sentido), cada uma com cerca de 1,3 km cada e três pistas (duas para carros, uma para ônibus do sistema BHS), além de uma ciclovia. O túnel faz parte do projeto TransOceânica, corredor viário de 9,5 km, com 13 estações de ônibus no sistema BHS, ligando Charitas ao Engenho do Mato, com previsão de conclusão até março de 2018.

Prefeitura – Em nota, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Niterói informou que a operação da Nittrans no primeiro dia útil de funcionamento do túnel Charitas-Cafubá contou com 33 agentes em pontos estratégicos da Região Oceânica e da Zona Sul. Após avaliar o impacto da nova alternativa viária no fluxo de veículos, os técnicos estão fazendo ajustes para melhorar a fluidez do trânsito na orla de Charitas e São Francisco. Vale ressaltar que, às 9h30, o trânsito na orla de Charitas já estava normalizado ontem.

Transporte – A abertura do túnel Charitas-Cafubá, apesar de ter resultados positivos no trânsito ao desafogar pontos tradicionalmente críticos como o Largo da Batalha e a Avenida Presidente Roosevelt e encurtar distâncias, ainda não resolve o problema do grande fluxo de veículos em direção ao Centro de Niterói e à Ponte Rio-Niterói. Neste sentido, a aposta da Prefeitura de Niterói está em qualificar o transporte coletivo, com ações como a implantação do BHS, que se dará com a inauguração total da TransOceânica no primeiro trimestre de 2018.

Matérias Relacionadas