Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1515 | Euro R$ 5,5085
Search

Talento através da escrita

Aluna de colégio estadual de Niterói vence etapa de concurso internacional de redação

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 05 de maio de 2017 - 11:00
Anna Clara Ximenes tem 14 anos e é estudante do Colégio Estadual Manuel de Abreu, em Niterói
Anna Clara Ximenes tem 14 anos e é estudante do Colégio Estadual Manuel de Abreu, em Niterói -

Por Marcela Freitas

Em meio a crise que prejudica vários setores do estado, entre eles a educação, ainda é possível ter bons exemplos. Se de um lado há o sucateamento do ensino público, ao mesmo tempo, se vê a importância do trabalho dos profissionais de Educação, que apesar da falta de estrutura, continuam se empenhando para fazer o melhor.

De encontro a essa vontade de vencer, destaca-se o empenho de alunos, que buscam junto com os docentes, fazer da escola pública um lugar melhor. Este é o caso da estudante Anna Clara Ximenes Xavier, de 14 anos, aluna do 9º ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Manuel de Abreu, em Niterói, que acaba de vencer a etapa estadual do 46ª edição do Concurso Internacional de Redação de Cartas, promovido pela União Postal Universal (UPU) e realizado no Brasil pelos Correios.

Anna, que é moradora de São Francisco e estudou toda a vida em escola pública, é uma apaixonada por literatura. Ela foi escolhida por seus professores para participar do concurso que tinha como tema: “Imagine que você é um(a) assessor(a) do novo secretário geral da ONU: qual é o problema mundial que você o ajudaria a resolver em primeiro lugar e de que forma você o aconselharia para isso?”.

A estudante escolheu falar sobre a imigração, tendo como tema central as crianças Sírias, que estão sendo expostas a guerra.

“ Tive apenas cinco dias para escrever a redação e não pensei duas vezes em aceitar o desafio. Sobre as crianças sírias, tentei deixar bem claro que a própria nação deveria resolver essa questão. Fiquei bastante surpresa em ter vencido a etapa estadual”, contou.

Matérias Relacionadas