Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2141 | Euro R$ 5,5468
Search

Cem anos de ensino em SG

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 17 de abril de 2017 - 09:55
O jornalista e historiador Jorge Nunes narrou os detalhes de doação e inauguração da escola
O jornalista e historiador Jorge Nunes narrou os detalhes de doação e inauguração da escola -

Uma das mais antigas e tradicionais escolas de São Gonçalo, o Colégio Estadual Nilo Peçanha completa 100 anos de fundação na próxima sexta-feira (21). Inaugurada como Grupo Escolar Nilo Peçanha, no Zé Garoto, pelo então prefeito Vicente Licínio Cardoso, a escola tornou-se referência em Educação na cidade, além de ter sido responsável pela formação de e cidadãos de, pelo menos, seis gerações até hoje.

Professor de Matemática há seis anos na unidade, Marcos Vinícius Gomes, de 34 anos, é um personagem emblemático na história do colégio. Ex-aluno - ele estudou na unidade do sexto ano do ensino fundamental até o ensino médio - ele comemora a resistência da instituição mesmo em meio à crise financeira do ensino público estadual.

“É muito gratificante, porque hoje faço tudo a partir do que me inspirei ao estudar aqui. Tive vontade de ser professor estudando aqui e é muito satisfatório cada vez que vejo as conquistas dos alunos. É uma sensação boa e muito forte, pois me vejo neles, na reação deles, revivo tudo que passei”, contou.

Formado na UFF, casado e com um filho de 11 anos, Marcos revela que foi por acaso que se tornou professor na unidade, mas a surpresa não poderia ter sido melhor.

“Quando prestei o concurso, só era possível escolher o município. Escolhi São Gonçalo e quando fui ver o quadro de horários e os temas, estava lá o Nilo Peçanha. Fiquei bem feliz”, disse o professor.

Fazendo um paralelo da época de estudante para o cenário atual da escola, Marcos vislumbra mudanças positivas e negativas e tem esperança em melhorias na educação.

“Como mudança positiva, cito melhoria do diálogo com os alunos. Porém vejo que hoje tanto alunos quanto professores estão mais desmotivados com a situação precária da rede, com falta de investimentos por parte do Estado”, argumentou.

Celebração - Para comemorar os 100 anos, a diretoria do colégio vai organizar, no dia 26 de abril, um dia inteiro de atividades com a presença de ex-alunos, ex-professores e ex-diretores que fizeram parte da história da instituição. Segundo a diretora Ligia Chagas, haverá exposição de fotografias antigas, cartazes produzidos pelos alunos e a sala dos troféus será aberta para visitação. “É muito importante trazer a memória de tudo que deu origem à escola que é tão tradiciona”, explicou Ligia.

Matérias Relacionadas