Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Raio pode ter derrubado aeronave

Helicóptero que caiu em Itacoatiara com dois tripulantes teria sido atingido durante temporal

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 15 de abril de 2017 - 10:30
Aeronave (foto) caiu a 250 metros da Praia de Itacoatiara
Aeronave (foto) caiu a 250 metros da Praia de Itacoatiara -

Por Sérgio Soares

Uma falha mecânica é a hipótese mais provável para explicar o acidente ocorrido no início da noite de última quarta-feira, envolvendo um helicóptero da empresa Helirio Táxi Aéreo, na orla de Itacoatiara, em Niterói. O motor da aeronave, que havia saído do Recreio dos Bandeirantes, no Rio, com destino a Maricá, com dois tripulantes, teria começado a falhar antes da queda.

Segundo um dos responsáveis pelas investigações, o trabalho será determinar se o motor parou por algum problema interno ou em decorrência de fator externo, como ter sido atingido por um raio. No momento que a aeronave caiu na orla de Itacoatiara, chovia muito.

A análise detalhada sobre o que ocorreu, no entanto, só deverá ser conhecida entre 30 e 60 dias, quando será divulgado um laudo pelo Centro de Investigações e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa/ Seripa), responsáveis pelas investigações.

Esse documento deverá auxiliar também o inquérito instaurado pela 81ª DP (Itaipu), que registrou o acidente. Até o fim da tarde de ontem, o trabalho dos técnicos da Cenipa/Seripa ainda não havia terminado. Eles analisam destroços retirados por mergulhadores do Corpo de Bombeiros - a aeronave está a 250 metros da faixa de areia da praia.

Havia dois tripulantes no helicóptero. O subtenente do Corpo de Bombeiros Fábio Pestana de Barros, que é primo da ex-governadora do estado Rosinha Garotinho, morreu. O piloto Paulo Roberto de Andrade Costa, sobreviveu depois de conseguir pular da aeronave e nadar até a praia. Ele foi levado ao Hospital Estadual Azevedo Lima, no Fonseca, onde foi medicado e já recebeu alta. De acordo com a assessoria do Corpo de Bombeiros O 3°sargento Paulo é da reserva remunerada e o subtenente era lotado na Alerj. Ambos não estavam prestando serviço à corporação no momento do acidente.

Matérias Relacionadas