Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Sindicato denuncia posto

Sinpospetro entra com ação contra ponto onde houve uma explosão no fim de semana em SG

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 11 de abril de 2017 - 10:00
Após o acidente, as atividades já foram retomadas no posto de gasolina
Após o acidente, as atividades já foram retomadas no posto de gasolina -

Por Marcela Freitas e Renata Sena

O Sindicato dos Empregados em Postos de Combustíveis de Niterói e Região (Sinpospetro-Niterói) entrou ontem, pela segunda vez, com ação no Ministério Público do Trabalho de Niterói contra o Posto Osório, no bairro Colubandê, em São Gonçalo. O Sindicato já fez denúncias anteriores contra o posto, tanto no MPT quanto no Ministério do Trabalho, pedindo, entre outras medidas, a realização do curso de qualificação dos trabalhadores.

Apesar das irregularidades apontadas pelo sindicato, o estabelecimento continua funcionando, já que em perícia de local a Polícia Civil não vislumbrou a necessidade de interdição. Uma equipe de peritos engenheiros químicos e físicos está sendo formada para auxiliar nas investigações. Ainda não há prazos para que os laudos fiquem prontos.

O presidente do sindicato, Alex Silva, e um diretor, Lucas Barbosa, visitaram o posto neste fim de semana, após acidente. Eles acusam o estabelecimento de não preparar adequadamente seus funcionários.

“Além de não terem tido, ainda, o curso de capacitação previsto na NR 20 para saber como lidar nessas situações, os empregados trabalham sem equipamentos de proteção. Na visita que fizemos ao posto neste fim de semana, nos surpreendemos com um frentista, sem camisa, limpando as canalhetas da tubulação de GNV (Gás Natural Veicular) do posto, uma função que não lhe cabia”, afirmou Alex Silva.

O acidente aconteceu na noite de sábado (8), por volta das 21h30. O botijão de GNV explodiu quando Jorge Siqueira abastecia o carro e conversava, do lado de fora, mas próximo ao veículo, com Érica Lima, 27 anos, que aguardava no banco do carona. Ela acabou não resistindo e morreu na hora.

Uma terceira vítima do acidente, identificada como Francisco José Gomes da Costa, foi atendida com escoriações leves na emergência do Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), bem próximo ao local da explosão, e liberado ainda no sábado. Ele abastecia seu veículo no momento da explosão. O frentista Paulo Sergio também teve ferimentos leves.

“As causas do acidente estão sendo investigadas pela Polícia Civil, mas o vídeo do momento do acidente mostra claramente que recomendações de segurança não foram observadas”, completou Alex Silva.

O delegado titular da 74ª DP (Alcântara) Fabio Cursino, explicou que os responsáveis estão sendo ouvidos.

“ Eles estão sendo indagados a respeito da manutenção e fiscalização do sistema. Estamos montando uma equipe multiprofissionals com engenheiros e técnicos para direcionar as investigações e saber se as possibilidades para o acidente tem haver com a relação do sistema de abastecimento ou com o equipamento instalado no veículo. Não temos pressa para a conclusão do laudo, mas vamos tentar acelerar os resultados. O posto continua funcionando, tendo em vista que não foi apresentada pela nossa perícia de local a necessidade de interdição”, explicou.

Enterro - “Obrigada minha irmã. Muito obrigado”. Foram essas as palavras que Felipe Lima usou na hora do sepultamento da irmã Érica. Muito abalado, ele foi acompanhado por cerca de 50 amigos e familiares, que foram ao Cemitério de São Miguel, no bairro de mesmo nome, prestar a última homenagem a dona de casa.

O corpo de Érica foi velado durante a tarde na, na Primeira Igreja Batista no Boaçu, em São Gonçalo e, em seguida, encaminhado para o cemitério, onde foi enterrada as 16h30. “Uma pessoa que esbanjava alegria e enchia o coração de todos de coisa boa. Uma mulher de paz que só fazia o bem”, recordou Filipe.

Pelo segundo dia consecutivo, uma equipe de OSG tentou informações sobre o acidente no posto de gasolina no Colubandê, mas nenhum funcionários quis se manifestar sobre o episódio.

Matérias Relacionadas