Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Rua cheia de ‘oportunidades’

Via de Alcântara é alvo constante de assaltantes, que contam com algumas facilidades

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 30 de março de 2017 - 11:00
Moradores e pedestres que usam a Rua Artur Silva estão temerosos com os constantes roubos
Moradores e pedestres que usam a Rua Artur Silva estão temerosos com os constantes roubos -

Por Sany Medeiros e Letícia Lopes

Moradores da Rua Artur Silva, em Alcântara, São Gonçalo, enfrentam uma série de assaltos na porta de casa. Além da falta de iluminação, deixando o local num total breu no período da noite; o ‘esqueleto’ de um carro forte – de um centro de formação de vigilantes – cria uma espécie de tocaia para criminosos e uma escada para a Avenida Maricá, no fim da rua, que serve de rota de fuga após as ações.

Há cerca de duas semanas, um dos moradores sofreu uma tentativa de assalto ao sair de casa para uma festa. Enquanto fechava o portão, o morador, que preferiu não se identificar, foi surpreendido por dois homens e reagiu. Os homens fugiram correndo pela escada no fim da rua, que dá acesso à Avenida Jornalista Roberto Marinho. “É uma sensação de total impotência e insegurança no nosso direito de ir e vir”, desabafou o homem, que mora no local há 37 anos.

No dia da tentativa de assalto, um dos vizinhos da vítima ficou sabendo do acontecido através de um grupo no Whatsapp que os moradores mantém para se comunicar. Ele contou que estava indo para casa e parou na cabine policial da Rua da Feira, mas só um agente estava de serviço e não pode ir até o local.

Procurada, um representante da escola de vigilantes informou que o veículo é utilizado durante treinamentos e que não existe a possibilidade de ser retirado do local, que é vigiado por câmeras 24 horas por dia. A instituição ainda negou a permanência de pessoas escondidas próximo ao carro forte no período da noite. Em nota, a Prefeitura de São Gonçalo informou que um novo processo licitatório para contratação de empresa que troca as lâmpadas na cidade foi iniciado e tem previsão para ser concluído no início de abril.

A assessoria de imprensa da Polícia Militar informou que Alcântara é patrulhado de forma dinâmica através de rondas. Segundo dados estatísticos da unidade, em março até a presente data, não houve registro de roubos de rua ou roubos de veículo nesta rua. A PM ressalta que denúncias podem ser feitas através do telefone 190 ou do Disque Denúncia (2253-1177) e destaca a importância do registro das ocorrências nas delegacias para que o estudo da mancha criminal possibilite novas estratégias de policiamento.

Matérias Relacionadas