Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Crise pode fechar creches

Sem recursos, unidades municipais correm risco de encerrar atividades em São Gonçalo

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 25 de março de 2017 - 10:00
Temerosas em perder o serviço, mães querem respostas para situação de creches no município
Temerosas em perder o serviço, mães querem respostas para situação de creches no município -

A crise na Educação continua em São Gonçalo. Sem recursos financeiros, creches de vários bairros ameaçam fechar as portas e famílias temem ficar sem ter onde deixar os filhos.

Sem funcionar há uma semana, a Creche Municipal Pequeno Rebanho, no bairro Amendoeira, é um exemplo. Por falta de repasse de recursos e com o salário dos professores em atraso, a unidade, que atende a 120 crianças em período integral, ficou sem condições de permanecer funcionando.

“Foi como se eu tivesse perdido alguém, estivesse em um sepultamento, sabe. É uma sensação de perda horrível. Eu fui lá buscar minhas filhas e de repente, sem aviso prévio, soube que a creche iria fechar por prazo indeterminado. Recebemos um bilhete avisando e pronto. Nós que precisamos trabalhar para manter a família, como ficamos? Creche é um direito nosso, isso não pode ficar assim”, questiona a vendedora autônoma Tatiana Moentack, 31, mãe de duas alunas, de 5 e 3 anos.

Mãe também de duas alunas da unidade, a dona de casa Michele Oliveira, 23, decidiu reunir outras mães para buscar respostas sobre a situação da creche com a Secretaria de Educação, que se reuniu, ontem, com diretores das unidades na sede.

“Ficamos sabendo que o convênio que deveria ter sido firmado agora em março, já foi adiado para abril, e isso dificultou mais ainda a situação da creche. A gente não pode deixar que ela feche, de jeito nenhum, porque além de ser um direito nosso, a creche é referência. As crianças criam um vínculo com os professores e, de repente, precisam se adaptar a outra escola”, explicou Michele.

Matérias Relacionadas