Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1585 | Euro R$ 5,5113
Search

“Niterói Down Click na Beleza!” promove evento no Campo de São Bento

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 23 de março de 2017 - 17:28

Em sua terceira edição, o projeto “Niterói Down Click na Beleza!”, promove, neste domingo (26), no Campo de São Bento, das 9h às 12h30, uma ação com atividades como rodas de conversa, contação de histórias, apresentação musical do Grupo Lekolé e um show de talentos com pessoas com e sem Síndrome de Down. Também haverá um espaço dedicado a informações sobre serviços prestados pelas instituições filantrópicas e governamentais que atuam neste segmento. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Niterói com o movimento social Niterói Mais Humana.

O evento tem como objetivo promover ações que aumentem a autoestima das pessoas com Síndrome de Down, promover debates sobre a inclusão da pessoa com deficiência, informar sobre os tratamentos e estímulos necessários e formar uma grande rede de apoio sobre esta temática.

O movimento social Niterói Mais Humana é coordenado pela primeira-dama, Fernanda Sixel, em parceria com a Prefeitura de Niterói, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação Fluminense de Amparo aos Cegos (Afac), Pestalozzi, Associação Fluminense de Reabilitação (AFR), entre outras instituições, para celebrar o “Dia Internacional da Síndrome de Down”, em 21 de março, na cidade.

A campanha deste ano tem como foco destacar a rotina e autonomia das pessoas adultas com Síndrome de Down, mostrando que elas podem estar incluídas em atividades cotidianas, no mercado de trabalho, universo acadêmico, no mundo dos esportes, das artes e desenvolver suas potencialidades. Bruno Gomes da Silva, ator, campeão de natação, cheio de sonhos e projetos, foi escolhido o modelo de 2017. O conceito de beleza destacado nesta campanha está pautado na beleza da diferença.

O projeto “Niterói Down Click na Beleza!” começou em 2015 e conta com uma programação diversificada. No último dia dia 21 de março, Dia Internacional da Síndrome de Down, no Solar do Jambeiro, foi exibido o filme “Outro olhar: convivendo com a diferença”. Em seguida, foi realizada uma roda de conversa com o professor José Muniz, sobre os cuidados para saúde bucal da pessoa com Síndrome de Down.

O Solar do Jambeiro ainda está apresentando, até o próximo dia 31, a exposição fotográfica “Niterói DOWN Click na Beleza”, que foi aberta no dia 21. A mostra foi produzida pelo fotógrafo niteroiense, Renato Moreth, e pela fotógrafa Claudia Perpétuo, do Coletivo de Artistas Independentes. A exposição pretende, através da arte das imagens inclusivas, sensibilizar a população de Niterói para um olhar mais humano acerca da beleza da diversidade e da política de inclusão.

Nos últimos anos, o movimento social Niterói Mais Humana colabora para o fortalecimento das instituições niteroienses que desenvolvem ações e projetos relevantes para a redução de desigualdades no município. Em seus quatro anos de existência, já beneficiou mais de 40 instituições da cidade, visando o fortalecimento e o desenvolvimento dessas entidades. Quem quiser obter mais informações sobre a iniciativa pode acessar  https://www.facebook.com/NiteroiMaisHumana.

Matérias Relacionadas