Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

OAB realiza palestra sobre esporotricose

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 23 de março de 2017 - 13:45
Francia teve a ideia de fazer palestra, com apoio de Carla
Francia teve a ideia de fazer palestra, com apoio de Carla -

Por Matheus Merlim

8ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SG) promoverá uma palestra informativa sobre cuidados, transmissão e riscos de uma doença ainda desconhecida do grande público: a Esporotricose. O evento está marcado para quinta-feira que vem, a partir das 19h30, no auditório da entidade, no Zé Garoto, em São Gonçalo.

Apesar de pouco divulgada, a doença é uma das principais epidemias que atinge, atualmente, humanos e animais domésticos no Estado. Desenvolvida por um fungo encontrado na terra, a esporotricose pode causar feridas na pele, úlceras, ínguas, febre alta, entre outras complicações.

“Era conhecida no passado como doença de jardineiro, porque era quem tinha contato direto com a terra. Ela pode ser adquirida através de pequenas feridas ou qualquer corte na pele. Vale ressaltar que gatos e cachorros não têm culpa de propagar o fungo, eles são tão vítimas quanto os seres humanos”, destaca a veterinária Francia Rosana Felix, idealizadora da palestra.

Promovido pela Comissão de defesa e Proteção Animal da OAB-SG, o evento contará com explicações da médica veterinária Christina Brasil, especialista em dermatologia. A presidente da comissão, Carla Lacerda, reitera que hoje o problema deixou o âmbito estritamente veterinário e se tornou um caso grave de saúde pública. “A cada dia, os números crescem e não vemos programas de conscientização e prevenção da doença. Esperamos que com nossa iniciativa, possamos sensibilizar os órgãos públicos para atuar com mais rigidez nesta causa”, afirma. A palestra é gratuita e a OAB-SG fica na Travessa Euzelina, 100, no Zé Garoto, em São Gonçalo.

Matérias Relacionadas