Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1515 | Euro R$ 5,5085
Search

Praça vira palco de espetáculos

Crianças fazem apresentações para o público no Dia Internacional da Síndrome de Down

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 22 de março de 2017 - 12:30
Yasmin Cristina Ribeiro, de 9 anos, encantou o público com sua apresentação de balé solo
Yasmin Cristina Ribeiro, de 9 anos, encantou o público com sua apresentação de balé solo -

Por Cyntia Fonseca

Com o tema “Ser diferente é normal”, o Dia Internacional da Síndrome de Down foi celebrado, ontem, com um grande evento na Praça Luiz Palmier. Promovido pela Secretaria de Políticas Públicas para o Idoso, Mulher e Pessoa com Deficiência, o evento contou com a participação de instituições envolvidas no trabalho com pessoas com deficiência, além de oferecer serviços gratuitos a todos que passavam pelo local.

O evento iniciou com apresentação de Yasmin Cristina Ribeiro, dançarina de 9 anos. Aluna da Escola Municipal Maria Dias, no Porto Novo, ela, que tem Síndrome de Down, encantou o público com sua apresentação de balé. “Esse evento é para mostrar o valor da inclusão. É o primeiro evento que fazemos desse porte e acredito que fazendo isso, conseguimos mostrar à sociedade que eles podem, não apenas ser incluídos, como podem também ajudar, desenvolver ótimos trabalhos. E mesmo que seja o Dia Internacional da Síndrome de Down, estamos envolvendo também pessoas de outras deficiências, como cadeirantes e surdos”, explicou a subsecretária da Pessoa com Deficiência, Tânia Loyola.

Uma equipe do Centro de Reabilitação, Educação e Integração Social (Cerei) também esteve no evento e apresentou a encenação teatral “Linda Rosa Juvenil” com 14 alunos com Síndrome de Down e outras pessoas com deficiência de 5 a 50 anos. “Nós temos esse compromisso com a inclusão e com a comunidade em geral. De certa forma, mostramos que eles são, dentro das limitações deles, capazes, sim. São crianças e adultos premiados, empreendedores, talentosos. Nosso aluno mais velho, por exemplo, é o Jorginho, que tem 48 anos, e está há bastante tempo com a gente”, contou Fátima Moura, coordenadora e psicóloga da entidade.

Outra apresentação que também encantou a plateia foi a realizada por alunos do Colégio Municipal Mana Júnior, do Bairro Antonina. Formado por oito alunos, um deles com Síndrome de Down, o grupo de percussão tocou canções conhecidas da MPB.

O evento contou, ainda, com tendas da Sebrae, Secretaria de Desenvolvimento Social, nutricionistas, o grupo “Espalha Risos”, Centro de Referência Social (Cras), Defesa Civil e a Cruz Vermelha.

Alunos da Apae também se apresentaram. “Muitos não dão credibilidade ao trabalho que é feito com as pessoas com deficiência e ficam impressionados quando se apresentam. Ué, quem tem síndrome faz isso? Faz, sim, e muito mais. A ideia é valorizar completamente a inclusão e, por isso, fazemos um trabalho com arte, corpo, dança, por duas vezes na semana com os alunos”, contou Argeilson Cunha, coordenador artístico da Apae em São Gonçalo.

Matérias Relacionadas