Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Idoso dá entrada no PSSG com fratura, pega pneumonia e está inconsciente

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 21 de março de 2017 - 10:30
O motorista Magno Mota quer respostas para o quadro clínico do pai internado no PSSG
O motorista Magno Mota quer respostas para o quadro clínico do pai internado no PSSG -

Em uma verdadeira saga que já dura duas semanas, o motorista Magno Mota, de 33 anos, procura respostas sobre a saúde de seu pai, o aposentado Joaquim da Silva Mota, 80. Após fraturar o fêmur, o idoso, que sofre de mal de Alzheimer, foi encaminhado ao Pronto Socorro de São Gonçalo, no Zé Garoto, para uma cirurgia. Mas, desde então, seu quadro só piora e ele, atualmente, encontra-se internado no setor de trauma da unidade.

Segundo Magno, filho único do paciente, a piora do quadro do aposentado foi provocada pela demora na colocação de uma sonda para alimentação. “Ele chegou ao Pronto Socorro falando normalmente, lúcido, e aí, até devido ao Alzheimer, ele passou a não querer se alimentar. Eu paguei dois acompanhantes para revezarem nos cuidados com ele, mas ele não aceitava ser alimentado por outra pessoa. Fizeram o risco cirúrgico e ele não poderia ser operado, pois estava muito debilitado e, por ser idoso, tudo é mais complicado, eu entendo. Mas o meu questionamento é por que demoraram tanto a colocar a sonda para alimentação? Foram nove dias sem ele se alimentar e só colocaram a sonda depois que eu corri atrás e falei com a diretora. Agora, um senhor que entrou aqui falando normalmente, mal reage, só balbucia algumas palavras, está totalmente fraco”, contou o motorista. Devido ao período de internação, o aposentado inda desenvolveu pneumonia.

A assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde informou que o paciente, antes de ter a sonda colocada para suporte alimentar, estava com dieta pastosa e líquida com hidratação venosa, mas apresentou queda do estado geral evoluindo com pneumonia, impossibilitando a cirurgia. Ontem, ele foi transferido para o Centro de Tratamento Intensivo (CTI) para melhor suporte clínico. (Cyntia Fonseca)

Matérias Relacionadas