Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 4,9892 | Euro R$ 5,4003
Search

Carnaval e evangelho juntos na Porto da Pedra

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 24 de fevereiro de 2017 - 12:00
Carnaval e evangelho juntos na Porto da Pedra
Carnaval e evangelho juntos na Porto da Pedra -

Por Letícia Lopes

"No palco da Porto eu falo de Cristo". As palavras são de Anderson Paz, de 43 anos, intérprete da Porto da Pedra, que sintetiza a vida aparentemente controversa entre o samba e a religiosidade cristã. 

Nascido e criado no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio, hoje Anderson vive no Estácio, na região central da cidade. Intérprete da Acadêmicos da Rocinha e da Unidos do Peruche, agremiação de São Paulo, em 2013 Anderson se afastou dos microfones e se converteu evangélico na Igreja Batista de Bonsucesso. Algum tempo depois, tornou-se membro da Cristo Vive, onde hoje é ministro. 

"Senti que deveria dar um tempo, mas a gente acaba recebendo diversas revelações", ele conta. Após um ano longe do samba, "buscando conhecimento", Anderson retornou aos palcos. "Estudando a palavra, percebi que o que tenho é um dom, um talento dado por Deus", diz. Ele pediu conselhos a amigos, que o incentivaram, e retornou à música, sua profissão. 

Para Anderson, a rotina é tranquila, mas demanda jogo de cintura para estar presente em todos os compromissos. Às quartas-feira, os ensaios são na quadra da escola, no bairro de mesmo nome. Com o Carnaval se aproximando, nas noites de domingo acontecem os ensaios técnicos.  "Nas manhãs de domingo, vou ao culto. Ali, estou num momento de adoração à Jesus Cristo. É o momento que estou cuidando da minha vida espiritual. À noite, estou cumprido minha vida profissional", ele conta. Após o Carnaval, com tudo mais tranquilo, ele varia os horários dos cultos, com a agenda mais livre. 

Sobre os estigmas entre o mundo cristão e o Carnaval como algo "maligno", Anderson é firme: "Para mim o Carnaval é cultura. Não é aquela coisa do profano. É um movimento cultural". 

Para os que o cercam, o sambista garante respeito e bom relacionamento. "Não vim para o meio julgar ninguém. Vim fazer o meu trabalho, e em momentos oportunos trazer a palavra de Deus", afirma. 

Casado há 13 anos, Anderson fala ainda sobre o respeito dentro de casa, com a esposa não convertida. "Ela é espírita, e é uma coisa que a gente leva muito bem. Temos muito consenso e muito respeito um com o outro", ele conta. 

Animado, Anderson está confiante para o desfile. "Esperamos fazer um bom trabalho, e que a Porto sai vitoriosa da Avenida".  A Porto da Pedra é a última escola a desfilar no sábado de Carnaval (25), com o enredo "Ô Abre-alas que as Marchinhas vão passar! Porto da Pedra é quem vai ganhar... seu coração!", do carnavalesco Jaime Cezário. 

Matérias Relacionadas