Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Dicas de alimenção saudável para aproveitar o Carnaval

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 23 de fevereiro de 2017 - 16:00
Juliana, caracterizada com nariz e roupa de palhaço, com seus amigos em um bloco do Rio
Juliana, caracterizada com nariz e roupa de palhaço, com seus amigos em um bloco do Rio -

Por Juliana Bittencourt

O Carnaval vem aí e os foliões já estão preparando as fantasias para cair na folia e encarar uma maratona de blocos. Com tanta empolgação e alvoroço, às vezes pode ficar difícil se preocupar com uma alimentação saudável. A maioria dos foliões acaba fazendo lanches rápidos e com poucos nutrientes.  O grande problema é que isso pode debilitar o organismo e atrapalhar a sua festa.

A estudante de Direito, Juliana Sanches, de 26 anos,  confessa que não costuma se preocupar com sua alimentação quando vai se divertir nos blocos. "Normalmente não penso em procurar algo mais saudável pra comer, acabo comendo o que estiver mais próximo na hora." Mas se preocupa em reforçar a hidratação.

Para não perder a folia, o nutricionista do Sesi Niterói Fernando Silva, traz dicas para manter a alimentação em ordem no Carnaval. 

Segundo o especialista, não é preciso fazer uma alimentação muito diferente da que necessitamos todos os dias, mas é bom prestar um pouco mais de atenção à hidratação e aos nutrientes que darão energia para passar o feriado sem preocupações.

Para quem vai ficar o dia inteiro na rua, água de cocô e sucos de fruta são uma ótima opção para manter a energia e a hidratação.

Na hora do almoço é bom optar por uma refeição mais completa. Quando encontra um bom intervalo entre um bloco e outro, Juliana Sanches prefere procurar um self service e almoçar.  O nutricionista do Sesi aconselha dar preferência à carboidratos integrais -como arroz, pães e tapioca-  e proteínas de fácil digestão - como frango, ovos e peixes. Se você tiver tempo de parar em um restaurante e almoçar, uma boa pedida seria um prato de arroz, frango grelhado e saladas temperadas com azeite de oliva.  Para quem quiser fazer um lanche rápido, uma boa opção seria um sanduíche integral ou uma tapioca de atum, ou com outras proteínas leves.

Também não se pode esquecer das gorduras, presentes principalmente em óleos vegetais e nas oleaginosas como castanhas, nozes e amendoim. Esses alimentos podem ser encontrados em barras de cereais e mix de grãos e sementes, que podem ser comprados em qualquer supermercado e são fáceis de levar. 

Uma opção para driblar o calor são as raspadinhas de suco natural, que segundo Fernando, são a nova tendência nos foodtrucks. Essas raspadinhas, além de mais nutritivas, são uma opção mais refrescante que o sorvete. 

O nutricionista destaca que não é preciso uma dieta muito rigorosa nessa época do ano. Todos os alimentos são importantes para a manutenção do corpo.É aconselhável ingerir alimentos naturais e equilibrar os nutrientes, mas uma pipoca, um milho, espetinhos e guloseimas de vez em quando não fazem mal algum.

Viu? Não é tão difícil pegar leve na dieta de carnaval! Agora é só cair na folia e tomar cuidado com os exageros.

Matérias Relacionadas