Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2141 | Euro R$ 5,5468
Search

A mecânica que vira igreja

Espaço no Jardim Catarina funciona como oficina de manhã e paróquia nas noites de segundas

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 07 de fevereiro de 2017 - 09:30
Eriberto Leite, que é proprietário da oficina e Ministro Extraordinário da Eucaristia, cedeu o espaço
Eriberto Leite, que é proprietário da oficina e Ministro Extraordinário da Eucaristia, cedeu o espaço -

Por Marcela Freitas

“Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles”, o versículo bíblico (18:20) do livro de Mateus explica a presença de Deus, tanto na pequena congregação como na reunião de multidões. E foi essa a inspiração para que católicos fundassem, há 10 meses, a igreja de Nossa Senhora Desatadora dos Nós e São Jorge, no Jardim Catarina. A igreja é subordinada à Matriz de São José Operário, no mesmo bairro.

O espaço, que de dia é uma oficina mecânica, é transformado, à noite, em um ambiente litúrgico e eucarístico, por onde passam mais de 200 fiéis a cada missa. A transformação do ambiente leva cerca de quatro horas, de onde saem carros, elevadores e ferramentas e entram imagens sacras, bancos e púbitos.

O dono da oficina, Eriberto Leite, mais conhecido como Beto, diz ser um privilegiado em poder ceder o espaço para a igreja. “Esse foi o melhor presente de 2016. Moro em um bairro com 12 avenidas, 154 ruas, uma travessa, 25 mil lotes. Dentre tantos lugares, o meu espaço foi agraciado em receber uma igreja. Só tenho motivos para agradecer a Deus por essa bênção”, disse ele, que é Ministro Extraordinário da Eucaristia.

O administrador da igreja, José da Costa Meirelles, disse que no dia 23 de abril, o padre, após uma missa na lona cultural do bairro, pediu que alguém oferecesse um espaço para undar a igreja e Beto logo se prontificou. “Achei que seria muito difícil conseguir o espaço, mas no dia 24 pela manhã, o Beto foi até minha casa e ofereceu essa área. Achamos que seria possível sim e, em maio, iniciamos a celebração. Já na primeira missa, fomos surpreendidos com mais de 180 fiéis. Hoje, temos 250 pessoas, em média, a cada missa”, afirmou.

O encanador Jorge Lucio Salles, 58, que também cuida da igreja, disse que é muito gratificante ver o crescimento do número de fiéis. “Estamos muito felizes com o reconhecimento desse trabalho. Só tínhamos uma igreja dedicada à Nossa Senhora Desatadora dos Nós em Búzios. Nossa Senhora e São Jorge são muito populares. Agora, temos ela aqui bem perto. Já estamos programando uma grande festa para São Jorge. E, no futuro, queremos adquirir um terreno para a construção da igreja”, adiantou. A igreja fica na Rua  Marechal Fox (antiga 31). As missas acontecem todas segundas-feiras, às 19h.

Nossa Senhora Desatadora dos Nós – É um dos títulos que os fiéis deram à Virgem Maria. Este título, em especial, originou-se na Alemanha, por volta do ano 1700.

São Jorge – Um soldado romano no exército do imperador Diocleciano, venerado como mártir cristão. São Jorge é um dos santos mais venerados no catolicismo.

Matérias Relacionadas