Gonçalense ganha prêmio da Academia Brasileira de História em Quadrinhos

Enviado Direto da Redação
Eberton Ferreira é roteirista e ilustrador.

Eberton Ferreira é roteirista e ilustrador.

Foto: Divulgação


Para quem acha que história em quadrinhos é privilégio de norte-americano, é bom ficar atualizado e saber que tem gonçalense premiado na área. Com votação finalizada em janeiro, o 2º Prêmio ABRAHQ, realizado pela Academia Brasileira de História em Quadrinhos, rendeu o título de melhor roteiro de 2016 ao quadrinista Eberton Ferreira, de 38 anos, morador do Porto da Pedra, em São Gonçalo.


Roteirista e também ilustrador, Eberton participou da premiação com a revista "A Bruxa da Floresta", segunda edição da série "Causos", de selo independente.


"Essa minha série de HQ traz releituras sobre as origens do nosso folclore, e a cada edição trago o surgimento de uma de nossas lendas. Esse é o primeiro material no mundo a fornecer uma origem para a Cuca, mais conhecida pelos contos do Monteiro Lobato, no Sítio de Pica-Pau Amarelo. Acredito que o fato de ser inédito e embasado em pesquisas pesou para a conquista do prêmio", contou  Eberton.


O concurso foi realizado por meio de votação popular online no site da ABRAHQ, e a premiação aconteceu no auditório de cinema da Universidade Estácio de Sá, no Rio Comprido, Rio de Janeiro. Foram cerca de 10 mil votos distribuídos em cinco categorias: melhor divulgador, lançamento, melhor gibiteria, melhor roteiro e melhor desenhista novo talento.


Além de ser o vencedor da categoria de melhor roteiro, Eberton também representou o quadrinista Marcos Gratão, que não pode estar presente e levou o segundo lugar da categoria "Melhor Lançamento", com o HQ "Os sete". 


Regido pela presidente da ABRAHQ, Agata Desmond, o evento contou ainda com show da cantora Karina Duque Estrada, ex-participante do "The Voice Brasil", apresentação de balé com dançarinos do Conservatório Brasileiro de Dança, além de apresentação de documentários sobre quadrinhos, como o lançado pelo estudante de Cinema, Hugo Montaldi. 


"Só tenho a agradecer a Deus, meus familiares, amigos e parceiros que continuam me incentivando a prosseguir", destacou Eberton Ferreira.


Para conferir novidades sobre a ABRAHQ e o nome dos outros premiados, o site da academia é www.academiabrasileiradehqs.blogspot.com.br.

Veja também