23 de Novembro de 2014

Geral
Enviado por Redação 8/1/2011 00:41:02

Folga em nome do santo

Apesar de poucos saberem, na segunda-feira é feriado em São Gonçalo. Lei de autoria do vereador José Antônio, publicada no Diário Oficial de julho de 2010, estabelece que o dia 10 de janeiro - dia do padroeiro da cidade, o santo São Gonçalo do Amarante - passe a ser feriado municipal. Como esse é o primeiro ano do novo feriado, os gonçalenses foram pegos de surpresa.

A reportagem de O SÃO GONÇALO percorreu diversos bairros do município para saber se os gonçalenses tinham conhecimento do feriado. Mesmo sendo um feriadão para quem trabalha na cidade, muitos acreditam que não poderão usufruir da data. “Não sabia que era feriado. Acho que a empresa que eu trabalho também não sabe. O feriado é bom, mas acredito que vou ter que trabalhar”, disse a consultora de vendas, Cintia Mara, 25 anos. Quem está vibrando com a data são os taxistas. Alguns irão trabalhar com bandeira dois.
“É muito bom o feriado. O movimento para o shopping aumenta e eu vou trabalhar”, disse o taxista Onofre Luiz Braga de Souza, 55 anos.
“Não sabia que segunda era feriado. Vai ser muito bom, vou avisar o meu patrão porque ele não deve saber. Quero curtir o feriadão”, declarou a secretária Fagna de Souza Pequeno, 25 anos.

Missa - Na Igreja Matriz de São Gonçalo, de acordo com o padre Ademar Ermelindo Pimenta, haverá missa celebrada pelo arcebispo Dom Alan Maria Pena, da ordem dos Pregadores, às 11h, na segunda-feira. Ainda conforme o padre, o feriado representa uma oportunidade de homenagear o padroeiro da cidade e uma comunicação será enviada a todas as igrejas para que os devotos venham prestigiar a missa.
“Foi maravilhoso. A lei resgata e presenteia a população de São Gonçalo com a oportunidade de homenagear seu padroeiro”, explicou o religioso.


Lojas terão que pagar em dobro

Por conta do feriado de São Gonçalo, o funcionamento das lojas de rua que atuam na cidade ficará a critério de cada proprietário, porém, a Câmara dos Dirigentes Lojistas de São Gonçalo (CDL-SG), informou que o estabelecimento que abrir deverá pagar o dia em dobro para o funcionário que trabalhar.

O Sindicato dos Bancários de Niterói e Região informou que os bancos da cidade não irão funcionar segunda-feira. Já o Sindicato dos Comissionários e Consgnatários Lotéricos (Sincoerj), declarou que o fechamento das casas lotéricas da região ficará a critério do proprietário do estabelecimento.

A assessoria do São Gonçalo Shopping Rio declarou que as lojas vão abrir neste feriado. No Boulevard Shopping, ficará a critério das lojas decidir se abrirão normalmente no feriado. A praça de alimentação funcionará das 11h às 21h.


Santo tocava viola e era trabalhador

São Gonçalo do Amarante era um homem comum, trabalhador e construiu a Igreja de Nossa Senhora em cima de um rochedo. Nas suas peregrinações levava consigo uma viola de cordas e invocava o povo através de suas melodias. Além de mensagens de fé e carinho que transmitia, ele foi exemplo de dignidade e santificação. Uma lenda diz que o santo ajuda ao devoto a encontrar a pessoa certa para amar e ser feliz por toda a vida. Tanto no Brasil como em Portugal as procissões a São Gonçalo são acompanhadas por rapazes e moças que desejam casar. Se a vela não apagar até o final da procissão, é sinal que o casamento sairá até o fim do ano.
 





<< Primeira < Anterior   [ 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10  ] Próxima > Última >>

Expediente | Anuncie Aqui | Trabalhe Conosco | Twitter | Comunidade no Orkut | RSS | Fale Conosco
©Copyright O SÃO GONÇALO - Todos os direitos Reservados

Ilhota Leste Comunicação