Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 4,9336 | Euro R$ 5,3914
Search

Coleção de grife carioca gera polêmica nas redes

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 14 de outubro de 2016 - 17:33
A grife Maria Filó protagonizou uma polêmica, que gerou uma grande revolta nas redes sociais, devido às estampas de uma coleção que fazem alusão à escravatura
A grife Maria Filó protagonizou uma polêmica, que gerou uma grande revolta nas redes sociais, devido às estampas de uma coleção que fazem alusão à escravatura -
Por Kimberly Mello
A grife Maria Filó protagonizou uma polêmica, que gerou uma grande revolta nas redes sociais, devido às estampas de uma coleção que fazem alusão à escravatura. O fato repercutiu após a publicação de uma consumidora em sua rede social. 
Na tarde de ontem, a servidora pública Tâmara Isaac, de 29 anos, foi à loja fazer compras, quando se deparou com uma peça da coleção nomeada como ‘Pindorama’, que retrata mulheres escravas entre palmeiras. 
Em seu post, ela relatou sua indignação. “Confere? É uma estampa de escravas entre palmeiras. É uma escrava com um filho nas costas servindo uma branca? Perguntei à vendedora se aquela estampa tinha alguma razão de ser ou se era só uma estampa racista mesmo. Ela, me dirigindo à palavra pela primeira vez, não soube responder”, questionou em seu post, que teve 8 mil visualizações. 
“O post foi importante para a discussão do tema e ainda trouxe uma medida concreta, que foi a retirada da linha das lojas. Esse era o objetivo", disse Tâmara. 
Para a estudante de História Anna Luíza Andrade, de 20 anos, o episódio também gerou indignação. “Com inúmeros temas para representar o Brasil, esse tinha que ser logo o escolhido? Se a marca queria de alguma forma falar sobre a escravidão e fazer uma crítica social, não deveria ser usando um dos tempos mais sombrios da história do país para comercializar", comentou.
Em nota, a grife informou que estampa em questão buscou inspiração na obra de Debret. Em nenhum momento houve a intenção de ofender. A marca pediu desculpas e informou que já está tomando providências para que a estampa seja retirada das lojas. 

Matérias Relacionadas