Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Os ‘sonhos’ de uma jovem

De bicicleta, ‘Menina do pão’ vende produtos de panificação por ruas do Coelho, em SG

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 23 de agosto de 2016 - 13:25
Graziele deixou emprego em mercado para vender pães pelas ruas do bairro, a exemplo do seu pai
Graziele deixou emprego em mercado para vender pães pelas ruas do bairro, a exemplo do seu pai -

Por Marcela Freitas

Na garupa de sua bicicleta, ela carrega sonhos. Sonhos esses que de tão doces, mais parecem torrões de açúcar. Mas o pão, que simboliza um alimento para o corpo, é para a jovem Graziele Rodrigues da Silva, de 20 anos, a esperança de dias melhores. Há um ano e meio, ela vende pães pelas ruas do Coelho, em São Gonçalo, onde reside com o pai.

A força de vontade e obstinação da jovem tem chamado atenção dos moradores, que a apelidaram de “a menina do pão”. Graziele, que é natural de Minas Gerais, se mudou ainda pequena para São Paulo com a mãe. Aos 13 anos, veio ficar com o pai em São Gonçalo. Após idas e vindas, aos 15 anos, ela optou em definitivo a morar na cidade.

Aos 18 anos, ela começou a trabalhar em um mercado do bairro e, após deixar o ofício, seguiu os passos do pai, também vendedor de pães. De segunda a sábado, Graziele percorre longos quilômetros de asfalto de bicicleta, onde vende, além de sonhos, pães e broas dos mais variados tipos. “Gosto do que faço e tenho muita alegria nisso. Neste ofício, não tenho patrão e faço meu horário. Não penso em fazer outra coisa. Gosto de trabalhar com pães”, disse Graziele, que compra e revende os pães.

Graziele conta que fez muitos amigos e fregueses. Mas, por vezes, precisa driblar os convites para passear. “Não tenho namorado e também não quero. Quando recebo um convite comprometedor, tento me esquivar. Consigo lidar bem com isso”, contou.

O ex-patrão da jovem, o empresário Zico do Mercado, garante ter total confiança na menina. “Graziele é uma guerreira. Foi uma ótima funcionária, mas preferiu sair para vender os pães dela. Essa é uma menina de ouro. Aqui, no meu estabelecimento, ela tem portas abertas”, afirmou.

Matérias Relacionadas