Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1515 | Euro R$ 5,5085
Search

Transformando vidas em São Gonçalo

O projeto H2O reforma casas e constrói sonhos

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 01 de agosto de 2016 - 08:54
A equipe do projeto H2O esteve realizando um Flash Mob no centro de Alcântara
A equipe do projeto H2O esteve realizando um Flash Mob no centro de Alcântara -
Por Marcos Vinicius Cabral e Sany Medeiros
Algumas famílias residentes em São Gonçalo estão tendo a vida transformada pelo projeto H2O, criado pelo grupo da igreja Pier 49 fundado em 2014 e com sede no bairro Boa Vista. O programa nasceu do desejo da instituição em fazer uma profunda transformação na qualidade de vida das pessoas mais vulneráveis. Como? Reformando residências, restaurantes e qualquer outro espaço que necessite de um toque de esperança em cada edição.
Acostumados a viver na extrema pobreza, moradores da favela Manchete, também localizada no Boa Vista, foram alguns dos beneficiados. A cozinheira Alda Valéria de Almeida, de 43 anos, teve a pensão 'Tempero da Vovó' toda reformada pelos voluntários do H2O.
"Eu não teria condições de arcar com a reforma. Antes eu atendia umas 20 pessoas por dia, mas hoje recebo o dobro. Primeiro agradeço a Deus e em seguida ao pessoal do projeto que são seres humanos iluminados", conta a proprietária da pensão, que ficou impressionada com a rapidez da obra, que durou cerca de 20 dias. 
Outra moradora que teve motivos para comemorar foi a desempregada Heloísa Cardoso de Almeida, 34 anos, que teve a casa reconstruída.
"Tenho só a agradecer por terem entrado na minha vida. Espero que a amizade fique, mesmo com a obra tendo acabado", disse emocionada.
Para o representante do Pier 49, Ed Rocha, de 45 anos, o projeto surgiu para transformar não só a vida das pessoas, mas também infra-­estrutura dos bairros mais pobres da cidade de São Gonçalo. "A favela da Manchete é apenas o começo", diz o líder e idealizador do projeto H2O que nos conta que cada edição leva 6 meses aproximadamente. Já Dani Rocha, de 36 anos, diretora do projeto vai além. ”Esse projeto é multifacetado: o voluntário pode optar por levar uma palavra de fé para crianças ou mendigos, trabalhar na reforma de casas, ajudar no bazar e outras atividades”.
Edição Especial
Recentemente aconteceu o evento Flash Mobs - são aglomerações instantâneas de pessoas em certo lugar para realizar determinada ação inusitada previamente combinada, estas se dispersando tão rapidamente quanto se reuniram. A expressão geralmente se aplica a reuniões organizadas através de e-mails ou meios de comunicação social, notadamente pelas redes sociais digitais. - em Alcântara que reuniu alguns voluntários.
Segundo Sarah Coelho, de 29 anos e líder de vendas, o intuito é mobilizar mais pessoas para mudar esse triste quadro de pobreza extrema existente nas famílias gonçalenses. “Criamos o ‘H2O Colors’ que é uma edição especial no qual a prioridade é pintar e reformar casas além de receber doações e trazer mais voluntários para o projeto”, destaca a psicóloga que está desde 2015 no H2O.
Para ser voluntário basta se inscrever no site www.h2ooficial.com  e se você quiser ser doador envie um e-mail para: secretaria@pier49.org.

Matérias Relacionadas