Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Dia do Cinema Brasileiro é comemorado hoje em São Gonçalo

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 19 de junho de 2016 - 13:00
Amantes de cinema comemoram incentivo ao estudo e aos eventos ligados à arte na cidade.
Amantes de cinema comemoram incentivo ao estudo e aos eventos ligados à arte na cidade. -
“Quão longe você está disposto a ir atrás de um sonho?”. Essa foi a pergunta feita pela estudante de Cinema Melina Coelho de Matos, de 21 anos, a um professor que desacreditou do seu potencial quando ela deixou toda a sua vida em São Gonçalo para estudar na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Nascida em Belo Horizonte, Minas Gerais, a jovem foi criada em São Gonçalo e foi aqui que começou a sua paixão pela sétima arte. Melina retornou às terras gonçalenses e hoje também é aluna do curso gratuito de cinema ministrado pela Fundação de Artes de São Gonçalo (Fasg). Em homenagem aos amantes do audiovisual, como a jovem estudante, a Fundação abre suas portas hoje com uma programação gratuita, a partir das 17h, em comemoração ao "Dia do Cinema Brasileiro". 
O evento contará com a exibição de dois curtas-metragens e um videoclipe do rapper gonçalense Paulo Klaytton, conhecido como PK Weed. Para dar o clima de cinema, o público terá direito à pipoca e refrigerante. Os curtas apresentados serão: "Óbice", filme premiado no júri popular no Festival O Cubo, em 2015, e que conta o que um casal faz para mudar de vida; "Dois", que gira em torno da relação de dois irmãos apaixonados pela mesma mulher. Após a exibição, haverá rodas de debate sobre os filmes. 
Para a aluna do curso de Cinema, fomentar o interesse da população e disponibilizar espaços de acesso à cultura fazem toda a diferença. 
“Conheço muitas pessoas aqui de São Gonçalo que são muito boas e querem produzir, mas não tem recursos porque fazer cinema no nosso país é caro. Então elas ficam desacreditadas. O cinema brasileiro é pobre porque a Educação é cara. Quando conheci o curso aqui na Fasg e soube que era gratuito fiquei feliz em ver que ainda existem pessoas interessadas em investir no potencial criativo da cidade”, disse Melina. 
A trajetória do superintendente da Fundação e professor do curso de Cinema Alberto Senna ratificação a declaração de Melina. Nascido e criado em São Gonçalo, ator e cineasta, ele foi o roteirista do curta “Óbice”. 
“Estudei a vida inteira em escola pública e sei exatamente a necessidade do apoio público para que tenhamos oportunidades. O curso tem sido incrível e temos visto o desejo da população gonçalense em produzir algo que venham beneficiar a vida cultural da cidade. Essa comemoração será mais uma oportunidade de discutir e fomentar a cultura", disse. 
A Fasg funciona na Casa das Artes Villa Real, na Rua Coronel Moreira César, s/nº, Zé Garoto. 

Matérias Relacionadas