Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 4,95 | Euro R$ 5,3495
Search

Ecossistemas do Brasil

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 25 de março de 2017 - 13:45

Denomina-se como ecossistema o conjunto de seres vivos e do meio ambiente em que eles vivem, relacionando-se e interagindo estes organismos entre si. Os ecossistemas apresentam, na sua essência, dois componentes básicos: as comunidades vivas, formada pelas plantas, animais, bactérias e microorganismos, denominada como parte biótica; e os elementos físicos e químicos do meio, que são o conjunto de nutrientes, quais sejam, a água, o ar, a energia e as substâncias orgânicas e inorgânicas do meio ambiente, denominado parte abiótica. 

Os ecossistemas são ainda subdivididos em unidades chamadas bióticas, que se compõe de duas ou mais populações de espécies que se relacionam, como exemplo, o conjunto da flora e fauna de uma lagoa. Possuí o Brasil, 8,5 milhões de quilômetros quadrados, possuindo grandes variedades de ecossistemas. Temos como principais ecossistemas em nosso país, a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica, o Cerrado, a Caatinga e o Pantanal. 

A Floresta Amazônica é a maior formação florestal do planeta, ocupando a região Norte do Brasil, abrangendo cerca de 74% do território nacional. É considerada o pulmão do mundo. A Caatinga ou semi-árido compreende todos os estados do Nordeste brasileiro e ainda o norte de Minas Gerais, correspondendo a cerca de 11% do território nacional. Grande parte desta região sofre com a desertificação pela degradação da cobertura vegetal e do solo. O Cerrado ocupa a região do Planalto Central, correspondendo a cerca de 22% do território nacional, apresentando variedades fisionômicas em sua vegetação. 

A Mata Atlântica já ocupou 11% do território nacional, ocupando hoje, apenas 4%, em função do desmatamento. É bem diversificado o clima e a vegetação nesta região. É o Pantanal a maior planície de inundação do planeta, ocupando 1,8% do território nacional. Este ecossistema é assolado por chuvas intensas em determinada parte do ano, o que altera a sua paisagem e modo de viver dos chamados pantaneiros, que têm que adequar-se ao seu modo de vida, de acordo com as chuvas. “SE VIVES DE ACORDO COM AS LEIS DA NATUREZA, NUNCA SERÁS POBRE; SE VIVES DE ACORDO COM AS OPINIÕES ALHEIAS, NUNCA SERÁS RICO”. (SÊNECA). Preserve o meio ambiente.

Matérias Relacionadas