Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1515 | Euro R$ 5,5085
Search

João de Barro, o pássaro ciumento

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 18 de março de 2017 - 13:45

Muitas são as peculiaridades da natureza. O passarinho João de Barro mede, aproximadamente, 19 centímetros, possuindo na parte superior do corpo, a cor ferrugem e na parte inferior, a cor marrom clara. Tem a cauda, uma tonalidade avermelhada. Pode ser encontrado na Argentina, Brasil, Paraguai e Bolívia. Este pássaro, bastante habilidoso e inteligente, constrói com a sua parceira, em um prazo de duas semanas, a sua moradia, vivendo lá por cerca de um ano.

Nesse período, podem ter até quatro ninhadas. Utilizam para a construção de sua moradia, barro úmido misturado a esterco e palha. Amassam o barro com os bicos e pés, criando uma massa que será utilizada na construção. O ninho tem formato esférico, possuindo, normalmente, em torno de 30 centímetros de diâmetro, com paredes de cinco centímetros de espessura. O ninho tem dois cômodos. 

Muitos contam que o macho é um pássaro extremamente ciumento e vingativo. Eles têm a característica de ter uma parceira única para o resto de sua vida. Já as fêmeas podem encantar-se por outros machos. Desconfiando o passarinho macho da traição de sua parceira, toma uma atitude radical: trancafia a companheira no ninho, fechando com barro a passagem da porta, deixando-a morrer lá dentro. Não há comprovação científica deste acontecimento na natureza, mas a má fama e esta atitude do macho são conhecidas em diversas partes do mundo. “AS ILUSÕES SUSTENTAM A ALMA COMO AS ASAS SUSTENTAM O PÁSSARO”. (VICTOR HUGO) – Preserve o meio ambiente 

Matérias Relacionadas