Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Queima de lixo residencial

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 10 de fevereiro de 2017 - 22:34
Em todo mundo, é grande a produção de lixo industrial e residencial. O aumento populacional nas cidades, o aumento do consumo e do uso de produtos descartáveis tornaram o lixo um problema mundial. O lixo urbano, na sua essência, é composto por alimentos, papéis, plásticos, vidros, papelão, produtos deteriorados, dentre outros.
Toda cidade deve ter a sua coleta de lixo. Uma atitude comum de muitas pessoas é a queima de seu lixo doméstico. Isto ocorre, em muitas das vezes, pela coleta irregular promovida pela Prefeitura. Desta forma, não havendo o recolhimento regular, muitos acham que a melhor opção é queimar o lixo para que ele não se acumule. A queima de lixo doméstico, feita nos quintais de casa, parece ser uma ação comum para inúmeras pessoas, resolvendo o problema do lixo acumulado. Desconhecem elas, que a queima do lixo traz riscos à saúde de um modo geral, além de lançar na atmosfera fumaça com dezenas de substâncias tóxicas com a fuligem, sujando os quintais de outras casas. 
A liberação de CO2 em grande quantidade no ar contribui para o risco de doenças pulmonares. Quando há queima do lixo, principalmente cheios de materiais plásticos e borrachas, além de outras substâncias tóxicas, a inalação destas substâncias pode levar as pessoas a terem doenças respiratórias, de pele, irritação nos olhos e, inclusive, o câncer. 
Os problemas respiratórios como asma, bronquite, renite alérgica e outras doenças que assolam principalmente crianças e adultos em períodos de baixa umidade atmosférica se agravam ainda mais com a fumaça gerada nestas queimadas. 
Pergunta-se: por que não queimar o meu lixo, estou no meu quintal, por que não posso fazer isso? A Lei Federal 9.605/98, em seu artigo 54, diz que é crime quando: “Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, e causar poluição atmosférica que provoque a retirada, ainda que momentânea, dos habitantes das áreas afetadas, ou que cause danos diretos à saúde da população: pena de reclusão, de um a cinco anos”. 
Só poderemos combater isso de forma eficaz quando houver uma maior conscientização da sociedade, através de atividades de educação ambiental e saúde pública que informem as consequências destes pequenos atos, despretensiosos, e na maioria das vezes sem maldade, mas que podem provocar mal à saúde, podendo ainda provocar incêndios. 
Simples atitudes, de conscientização e mudanças de atitude, podem contribuir para um melhor viver em sociedade. O emprego da política dos três R’s, REDUZIR, REUTILIZAR e RECICLAR pode diminuir a quantidade de lixo no PLANETA. “VOCÊ DEVE SER A PRÓPRIA MUDANÇA QUE DESEJA VER NO MUNDO”. (MAHATMA GANDHI) – Preserve o meio ambiente .

Matérias Relacionadas