Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Estações do ano, verão

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 10 de fevereiro de 2017 - 22:33

No dia 21 de dezembro do ano passado, às 8h44, iniciou-se o Solstício de Verão, fenômeno da astronomia que marca o início da estação do Verão. Em termos de iluminação, este é o dia mais longo do ano, logo, a noite mais curta. O termo “solstício” tem origem do latim solstitius e significa “ponto onde a trajetória do sol parece aparentar não se deslocar”. “(...) É como se o Sol, ao chegar ao ponto mais distante, fizesse uma parada para retornar”, conforme explicação da pesquisadora da Coordenação de Pesquisa em Astronomia e Astrofísica do Observatório Nacional (ON), Josina Nascimento. 

O verão é a estação do ano que sucede a primavera e antecede o outono. No Hemisfério Sul, o verão ocorre entre os dias 21 de dezembro e 20 de março. É interessante ressaltar que o Brasil está localizado no Hemisfério Sul, enquanto que a Europa e os Estados Unidos, por exemplo, fazem parte do Hemisfério Norte. Durante essa estação do ano, uma porção da Terra está mais próxima do Sol. As temperaturas devem se manter na média histórica em grande parte do país. Nas regiões Norte e Nordeste, por outro lado, elas podem ser maiores, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe). 

No que se refere a ocorrência de chuvas, as convectivas, conhecidas como chuvas de verão, são muito comuns em diversas regiões do Brasil e acontecem principalmente no final da tarde, causadas pela intensa evaporação da água provocadas pelas altas temperaturas. Nuvens carregadas se formam a partir dessa evaporação e ganham elevada altitude, impulsionadas pelo movimento vertical do ar, ocorrendo assim as precipitações. Estas chuvas convectivas geralmente vêm em forma de temporais, ou seja, são rápidas (duram em média entre meia e duas horas), mas costumam ser intensos, o que pode significar que, em pouco tempo, chova o esperado para um mês inteiro e cause diversas situações de perigo, como as cabeças d’água, enchentes e desabamentos, por exemplo.

Diversos outros perigos devem ser observados de maneira muito cuidadosa nesta estação. Temperaturas elevadas exigem cuidados especiais, pois podem provocar queimaduras, desidratação, micose, câncer de pele e insolação. 

Para que possamos tirar um maior proveito da luz solar, como por exemplo, o fato de ser indispensável por sintetizar a vitamina D presente em alguns alimentos, devemos nos atentar em aproveitar os horários apropriados que ocorrem até às 10h e a partir das 16h, entendendo que no horário de verão estes horários são acrescidos em uma hora.

Para qualquer atividade ao sol, mesmo que nas demais estações, dias nublados e pela manhã ou a tarde, o uso de filtro solar com FPS (Fator de Proteção Solar) no mínimo 30. Esta proteção deve ser aplicada com, pelo menos, meia hora de antecedência da exposição ao sol e é preciso reaplicar a cada duas horas.

Também é possível a proteção utilizando chapéus de aba larga, óculos escuros, guarda-sóis largos e de lona. Tais precauções podem reduzir os riscos de doença em até 85%.

Tomando os devidos cuidados podemos aproveitar esta estação da melhor maneira. Curtir as férias, praias, piscinas, esportes ao ar livre, caminhadas, familiares a amigos de maneira consciente e saudável. “NADA MAIS QUE POSSIBILIDADES. NADA MAIS QUE DESEJOS. E, DE REPENTE, SER REALIZAÇÃO, SER VERÃO, TER SOL”. (RAINER RILKE) – Preserve o meio ambiente –

Matérias Relacionadas