Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Energia alternativa

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 11 de fevereiro de 2017 - 12:00

No começo do século XXI, em torno de 80% do fornecimento de energia do Planeta era obtido através de combustíveis fósseis, tais como carvão, petróleo e o gás natural. Estes combustíveis têm prazo de duração em nosso planeta, ou seja, são finitos e não durarão para sempre, estando sendo consumidos muito rapidamente ao longo dos anos. Eles estão disponíveis, hoje, em quantidades limitadas e acabarão um dia. 

Tais combustíveis, em que pese a sua importância e grande utilidade, são extremamente poluentes, adicionando à atmosfera grandes quantidades de dióxido de carbono, fato que vem contribuindo e muito para o aquecimento global, além de que, com a sua queima, liberam outros poluentes extremamente maléficos, como o monóxido de carbono e o dióxido de nitrogênio. 

Muitas outras formas de energia já vem sendo pesquisadas e algumas já são utilizadas em nosso planeta. São as chamadas energias alternativas. São obtidas através de fontes, em sua maioria, renováveis e limpas e, ao contrário dos combustíveis fósseis, existem em quantidades ilimitadas e muitas são inesgotáveis. 

Podemos citar, dentre estas fontes de energia alternativa, a energia solar (advinda da luz solar), a energia eólica e hídrica (advinda dos ventos e da água), a energia geotérmica (advinda do calor produzido no centro da Terra). 

Na década de 1980, o Brasil saiu na frente na produção do etanol (álcool) produzido da cana de açúcar para servir de combustível para os seus automóveis. O biodiesel, produzido através de oleaginosas (plantas que possuem óleo), também é uma forma de combustível renovável. O etanol e o biodiesel são chamados de bicombustíveis e são produzidos a partir de matéria vegetal ou animal.

Estas fontes alternativas de energia e outras que virão são de importância extrema e vital para o planeta, pois os combustíveis fósseis não perdurarão por muito mais tempo e os países precisam de fontes de energia para movimentar seu processo tecnológico e de desenvolvimento. 

“NÃO É O MAIS FORTE DA ESPÉCIE QUE SOBREVIVE, NEM O MAIS INTELIGENTE. É AQUELE QUE MELHOR SE ADAPTA AS MUDANÇAS”. (CHARLES DARWIN). Preserve o meio ambiente

Matérias Relacionadas