Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1515 | Euro R$ 5,5085
Search

A história dos seres vivos contada através dos fósseis

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 04 de fevereiro de 2017 - 14:00

Vivemos hoje, em um mundo repleto de tecnologia, onde o desenvolvimento, a partir da revolução industrial deu-se de forma assustadora nos dois últimos séculos. A geração presente vive em um planeta completamente mudado em 50 anos. O passado e a sua história, muitas das vezes são ignorados e esquecidos. Mas, como saber como era o meio ambiente, os seres vivos e como viviam em anos passados ou até mesmo em milhares de anos? 

Isto pode se dar através do estudo dos fósseis. Fósseis são restos de seres vivos, plantas e animais que ficaram preservados por milhares ou até mesmo por milhões de anos, graças aos fenômenos da natureza como gelo, argila, aridez do solo, dentre outros. Esta conservação acontece de forma natural. Mesmo quando não há nenhuma parte do animal ou até mesmo da planta, sua matéria faz uma cavidade na rocha, deixando impressa sua forma exata. 

Às vezes, o animal deixa as marcas das patas ao passar pela areia ou lama. Uma única impressão permite determinar o tamanho do animal. Esta conservação acontece de forma natural. Os fósseis são de suma importância para a humanidade descobrir quais seres habitaram na antiguidade, como eram seus ancestrais, quando eles surgiram, quando e em que tempo viveram e como viviam. Os cientistas que fazem o papel de detetives de fósseis são chamados de “paleontólogos”, pois o ramo das Ciências da Terra e da Vida que se dedica ao estudo dos fósseis chama-se “Paleontologia”. 

A informação sobre a vida do passado dos seres vivos e geológico está contida nos fósseis. De acordo com o enunciado por Charles Liell de que “o presente é a chave do passado”, partindo do conhecimento dos seres vivos atuais e ainda do seu estudo biológico, é possível extrapolar-se muita informação sobre os organismos do passado. 

O estudo dos fósseis permite que conheçamos as tendências evolutivas dos seres vivos, comparando-os com os seres atuais, observando se extinguiram-se, evoluíram ou até mesmo sofreram processo de mutação, ou seja, mudança em suas características com o passar do tempo. Os fósseis são os indicadores da história da Terra, mostrando-nos o passado e a perspectiva do futuro das espécies vivas.

“SE QUERES PREVER O FUTURO, ESTUDA O PASSADO”. (CONFÚCIO) – Preserve o meio ambiente 

Matérias Relacionadas