Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Título da França frustra maioria da torcida na Rússia

Latinos e russos estavam na torcida pelos croatas

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 16 de julho de 2018 - 10:34
Bicampeõs mundiais, os franceses ergueram radiantes a taça
Bicampeõs mundiais, os franceses ergueram radiantes a taça -

Por Ari Lopes e Rennan Rebello

A vitória da França sobre a Croácia por 4 a 2, e a conquista do título de bicampeã da Copa do Mundo, na Rússia, frustraram as dezenas de milhares de croatas que ‘invadiram’ a Praça Vermelha, ontem, além de muitos torcedores latinos que torciam contra os ‘Les Blues’. Desde o dia anterior, os voos que chegavam a Moscou vinham lotados de croatas, vestidos com o uniforme vermelho e branco de sua seleção.

Durante e depois da partida, a equipe de O SÃO GONÇALO percorreu vários pontos ao longo da Praça Vermelha, e apesar do título, encontrou poucos torcedores franceses.

“Estou muito emocionado, sem palavras. ‘Viva La France’! Somos campeões”, vibrava o francês Eric Conoce, que exibia com orgulho a bandeira azul, vermelha e branca, enquanto era abordado por inúmeras pessoas para tirar uma ‘selfie’.

Considerada por muitos uma ‘intrusa’ na festa da final da Copa da Rússia, a Croácia teve sua torcida reforçada por brasileiros, ainda traumatizados com a derrota e perda do título na Copa de 1998, que ajudaram a consolar os torcedores croatas após o 4 a 2 francês.

“É lógico que estou triste, mas sigo orgulhoso desse time. Essa equipe é guerreira e sorte nossa por termos Luka Modricć como capitão. Daqui a quatro anos quem sabe a gente chega a outra final no Catar?”, previu Mladen Mir, consolado por um brasileiro.

Donos da casa, e mesmo fora da final, os russos fizeram uma grande festa na ‘porta’ do Kremlin, e independentemente de torcerem para França ou Croácia, exibiam a bandeira do país nos ombros ou pintada nas faces, e sobretudo gritavam ‘Rossya’.

Agora, é esperar mais quatro anos para uma nova festa no Catar, que sediará o evento em 2022, e que pela primeira vez será realizado em dezembro, em função de o clima ser mais ameno nessa época do ano.

Ontem, algumas áreas de Moscou já exibiam portais instalados pela Fifa, onde os torcedores já podiam interagir, através de uma webcam, com outras pessoas que estavam em outros pontos. E dessa forma, a Rússia se despediu da Copa do Mundo, dando um “Priviet” (oi) ao Catar, e O SÃO GONÇALO, um ‘Paka, Paka’ (Tchau, Tchau) aos seus leitores.

França vence a Croácia e leva o seu segundo título mundial

Mais uma Copa do Mundo se encerra e já deixa saudades. Desta vez, quem ganhou mais uma estrela em seu céu azul foi a França, que venceu a Croácia por 4 a 2 e conquistou o título, consagrando-se bicampeã mundial - juntando com o feito de 1998. Antes da decisão, a equipe passou por Austrália, Peru, Dinamarca, Argentina, Uruguai e Bélgica.

Mandzukic (contra), Griezmann, Pogba e Mbappé fizeram os gols da equipe azul, enquanto Perisic e Mandzukic, este se aproveitando de uma falha do goleiro e capitão Lloris, descontaram para os croatas que, ao final da partida, exibiram com orgulho as medalhas de vice-campeões.

Desde a Copa de 1958, que terminou 5 a 2 para o Brasil sobre a Suécia, que uma final não contabilizava tantos gols em 90 minutos. O resultado iguala as finais de 1930 (Uruguai 4 x 2 Argentina) e 1938 (Itália 4 x 2 Hungria).

Matérias Relacionadas