Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Filmes brasileiros sobre futebol são exibidos em cinemas na Rússia

Exibição aconteceu em Moscou, no festival 'CineFoot'

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 14 de julho de 2018 - 11:39
 Diretor do Cinefoot, Antonio Leal, difunde a cultura cinematográfica brasileira na Rússia
Diretor do Cinefoot, Antonio Leal, difunde a cultura cinematográfica brasileira na Rússia -


Dentro de campo o Brasil acabou ‘fazendo feio’ e sendo eliminado nas quartas de finais da Copa do Mundo da Rússia, mas nas ‘telonas’ o país ‘fez bonito’ com a exibição de filmes com a temática do futebol em cinemas públicos de Moscou, dentro do Festival CineFoot, realizado entre 28 e 30 de junho. Simultaneamente, como O SÃO GONÇALO noticiou, a mostra vem acontecendo no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Rio de Janeiro.

Em Moscou foram exibidos três filmes brasileiros em três salas. No Cinema Yunost, a atração foi o documentário ‘João Saldanha’, sobre o cronista esportivo, que dirigiu a Seleção Brasileira até a classificação para a Copa do México, em 1970, mas acabou sendo demitido pouco antes da competição, por suas posições políticas, já que era comunista e o Brasil vivia uma ditadura militar.

No Cinema Zvezda, foi exibido ‘Democracia em Preto e Branco’, outro documentário, que aborda a participação de jogadores do Corinthians, como Sócrates, Casagrande e Vladimir, no processo da política interna do clube, e do País, no período das ‘Diretas, Já!’ no fim dos anos 80. No Cinema Fakel foi exibido ‘Geraldinos’, que questiona o fim da ‘geral’, setor popular do Maracanã, devido ao processo de elitização do futebol.

“Nosso diretor Antonio Leal nos representou na Rússia e isso foi importante para a internacionalização do CineFoot. Foi muito bom mostrar produções nacionais em um evento dessa magnitude na Europa, numa ação estratégica para difundir a cultura cinematográfica brasileira sobre futebol”, disse o produtor-executivo do CineFoot, Diogo Legal, que está coordenando a edição carioca do festival.

No Centro Cultural Banco do Brasil, no Centro do Rio, a ‘bola rola’ hoje, com mais duas sessões: ‘Maracanã’, às 17h, e em seguida, às 19h, ‘1976 - O ano da invasão corinthiana’. A entrada para as exibições são gratuitas.

Matérias Relacionadas