Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1515 | Euro R$ 5,5085
Search

Cinema e futebol na Copa

Filmes que foram exibidos nas últimas oito edições do Cinefoot serão reeditados no CCBB Rio

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 31 de maio de 2018 - 11:44
Antonio Leal (com cachecol russo) é o idealizador do festival, que em 2017 homenageou a Rússia
Antonio Leal (com cachecol russo) é o idealizador do festival, que em 2017 homenageou a Rússia -

Por Rennan Rebello

Os ‘torcedores cinéfilos’ no período da Copa do Mundo na Rússia terão um motivo especial para saciarem a ‘sede’ por futebol no cinema, já que o Centro Cultural Banco do Brasil, no Centro do Rio, entre os dias 28 de junho à 15 de julho, exibirá produções que estiveram em cartaz nas últimas oito edições anuais do Cinefoot - tradicional festival que mescla a sétima arte com o esporte mais popular do mundo.

“Será uma ‘coletânea’ do que já exibimos até o momento. Serão três semanas com 11 filmes em cartaz, sendo sete nacionais como o documentário ‘Bahêa Minha Vida’, e cinco internacionais, como o “Campinho”, uma ficção russa dirigida por Eduard Bordukov, que esteve no Cinefoot e levou o trófeu de melhor longa-metragem no ano passado”, explicou Antonio Leal, um dos idealizadores do festival, que é pioneiro no segmento na América Latina. Em 2017, houve uma homenagem à Rússia por ser o país sede da Copa deste ano. Na ocasião, o cônsul geral da Rússia no Rio de Janeiro, Vladimir Tokmakov, esteve presente para prestigiar o evento.

Com o sucesso, houve a ideia por parte dos realizadores em organizar uma mostra cinematográfica em solo russo durante o Mundial, mas as chances de acontecer ainda são remotas. “Estamos tentando alguma coisa, mas não tem nada certo. Dependemos do governo brasileiro para promover a nossa cultura em país estrangeiro, mas estamos lutando para fazermos algo por lá”, explicou Leal. Para a próxima edição do Cinefoot, que homenageará os 60 anos da conquista do primeiro título da Seleção Brasileira em mundiais, em 1958, na Suécia, as inscrições para filmes que tenham o futebol como temática estão abertas até o dia 14 de junho e podem ser realizadas através do site: www.cinefoot.org
.

Matérias Relacionadas