Decisão no botão em São Gonçalo

Grupo gonçalense sedia o quarto torneio de futebol de mesa

Enviado Direto da Redação
A Confraria do Botão SG trabalha desde o ano passado pelo desenvolvimento do esporte na região

A Confraria do Botão SG trabalha desde o ano passado pelo desenvolvimento do esporte na região

Foto: Divulgação

Por Rennan Rebello


A Confraria de Botão de São Gonçalo realizará o seu quarto torneio da modalidade, na Adega Rio, no Mutondo, hoje, a partir das 14h. O evento é aberto ao público com o intuito de difundir a cultura do futebol de mesa na cidade.


“Cada partida tem a duração de 10 minutos e temos 18 times participantes, nove em cada grupo. Os quatro melhores irão para as quartas de final e os dois melhores colocados de cada chave terão a vantagem do empate. A disputa será na categoria dadinho (bola em formato de um dado). No domingo da próxima semana, faremos mais um campeonato, mas será no Recreativo Trindade, às 9h”, explicou o professor de geografia Thunai Melo, 34 anos, que é um dos diretores da confraria.


A ideia da criação da Confraria surgiu através de uma postagem no Facebook. “Tudo começou quando fiz uma postagem referente ao jogo de botão, o confrade Balbio que hoje é o nosso presidente respondeu, depois criamos um grupo no Whatsapp até fundarmos a nossa liga em 28 de janeiro de 2017 e nosso objetivo é fazer que as pessoas se divirtam e que possam se reunir, dialogar e ocupar os espaços. Não temos nenhuma limitação, aceitamos qualquer um que queira participar”, contou Thunai.


Os confrades, como os componentes do coletivo botonista se chamam, começaram as atividades com 24 associados e até o final do ano almejam contar com 48 membros.


“Para quem quiser ser um confrade basta procurar qualquer um da diretoria nos eventos e pedir para se associar. O valor da mensalidade é de R$ 20, o que dá direito de jogar os quatro torneios que organizamos por mês e utilizar toda o nosso material: mesa, cavalete, baliza, entre outros. Deixo claro que não temos visão de lucro, todo dinheiro arrecadado é para manutenção dos torneios e para ampliarmos a nossa estrutura”, finalizou Thunai.


Para quem quiser ficar por dentro das novidades do botão no município basta seguir a página oficial da Facebook: @confrariadobotaosg.

Veja também