Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 4,9892 | Euro R$ 5,4003
Search

Shadows Nyxes, primeiro time de futebol americano feminino de SG

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 07 de março de 2017 - 22:10
As ‘Nyxes’ treinam no campo do Clube Mauá e também estão presentes nas redes sociais em busca de novas jogadoras
As ‘Nyxes’ treinam no campo do Clube Mauá e também estão presentes nas redes sociais em busca de novas jogadoras -

Por  Rennan Rebello

O primeiro time de futebol americano da cidade, o São Gonçalo Shadows mais uma vez mostrou pioneirismo e incorporou a divisão feminina intitulada como SG Shadows Nyxes. “O nome foi inspirado em uma deusa da mitologia grega que era domadora de homens e deuses. Estamos em atividade desde de novembro do ano passado, a ideia surgiu através de algumas meninas que namoram alguns jogadores do Shadows. Nós os acompanhamos nos jogos e a partir daí passamos a gostar do esporte e resolvemos montar a nossa própria equipe”, revelou a presidente do time, Priscilla Carneiro.

Ao contrário dos homens, as mulheres jogam a modalidade flag. Dessa forma, não usam equipamentos tradicionais como ombreiras e capacetes. Elas precisam retirar fitas que ficam fixadas no corpo das atletas para impedir que a adversária consiga passar a bola oval para outra até chegar ao objetivo final de marcar pontos. As partidas são dividas por cinco atletas de cada lado do campo, o que exige estratégia e agilidade.

Recentemente as Nyxes ganharam o ‘reforço’ da ex-jogadora Jolie Campelo, moradora da Tijuca, que vem para São Gonçalo treinar as ‘meninas’. A treinadora exige bastante de suas comandadas. “Eu acredito no projeto, não venho aqui a toa, peço até que elas cuidem da alimentação e gravem vídeos fazendo treinamentos em casa para que possa inspirar a companheira. Antes de pensar em competir em ligas, meu objetivo é prepará-las para que possam jogar em alto nível. Pretendo trabalhar o condicionamento físico, mas estamos abertas para jogarmos amistosos nesse período”, disse Jolie.

Uma característica comum entre times de futebol americano é a ação de marketing aliada ao esporte como maneira de angariar fundos e cobrir gastos. O Shadows já promoveu algumas ações, além de investir em artigos estilizados com a logo da equipe como bonés e camisetas para a venda, seus membros tem funções administrativas distribuídas como em uma empresa. Esse modelo, faz a Nyxes a seguir pelo mesmo caminho. “Apesar de sermos novatas, temos pessoas responsáveis pela parte de redes sociais e publicidade. Nos espelhamos muito no trabalho dos ‘meninos’. Em junho, pretendemos fazer algum evento para exibir a nossa marca e vender nossos produtos, mas ainda estamos discutindo essa questão”, finalizou Priscilla.

Para quem se interessar em integrar o elenco da Shadows Nyxes, basta comparecer ao campo do Clube Mauá, no bairro Estrela do Norte. Os treinos são realizados aos domingos, das 8h ao 12h. Contato com a diretoria podem ser feitos através da página oficial no Facebook: https://www.facebook.com/ShadowsNyxes

Matérias Relacionadas