Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Serviço de Convivência terá atividades culturais

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 22 de março de 2017 - 19:26
O Serviço de Convivência tem o objetivo de dar autonomia, reconhecer e resgatar a dignidade da população em situação de vulnerabilidade social atendida pelo Cras.
O Serviço de Convivência tem o objetivo de dar autonomia, reconhecer e resgatar a dignidade da população em situação de vulnerabilidade social atendida pelo Cras. -

“A arte é libertadora. A gente transforma e é transformado o tempo todo. Eu sei que vamos mudar histórias, assim como mudaram as nossas”. Essa foi a fala de Érica Assis, professora de dança e coordenadora da área de Cultura da nova fase de atividades dos Serviços de Convivência que acontecerão nas 18 unidades dos Centros de Referência e Assistência Social (Cras). Dança, capoeira, jiu-jitsu, teatro e artesanato estão entre as novidades. Nesta terça-feira (21), a equipe dos facilitadores que irão mediar as oficinas reuniu-se, junto a equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Social, para traçar a programação dos próximos dias. 

O Serviço de Convivência tem o objetivo de dar autonomia, reconhecer e resgatar a dignidade da população em situação de vulnerabilidade social atendida pelo Cras. Os Centros de Referência vêm mudando a realidade de cerca de três mil famílias por mês em todo o município de São Gonçalo.

As equipes de trabalho são divididas em três funções: orientador, que é o profissional que irá mediar as rodas de conversa e demais atividades dos serviços; pedagogo, que pauta as reuniões abordando temas que dialoguem com a realidade de cada comunidade; e os facilitadores, que são profissionais de diferentes áreas de atuação que serão responsáveis pelas oficinas práticas.  

Um dos objetivos da nova fase de atividades é também atrair jovens e adolescentes. Um dos facilitadores será o ator Leandro Firmino, que dará oficinas de improvisação no Cras Engenho Pequeno. Conhecido mundialmente pela atuação no filme Cidade de Deus (2002), com o personagem "Zé Pequeno", Leandro também participou da série "Cidade dos Homens”, "A Diarista" e “Carga Pesada”. 

"A arte tem o poder de transformar a vida das pessoas. Uma oportunidade que eu não esperava surgiu na minha vida e me mostrou que mesmo se eu seguisse outra profissão, ainda assim atuaria, pois pra mim é uma vocação. E poder contribuir com esse novo projeto da secretaria é muito gratificante. Fiquei feliz com o convite", disse. 

A equipe de facilitadores também conta com Rodrigo Santos, criador do evento "Uma Noite na Taverna", que durante 13 anos deu oportunidade a novos escritores, cantores e poetas gonçalenses. Rodrigo também é coordenador da área de Cultura do Serviço de Convivência, junto com a Érica. 

"Fiquei muito feliz com o convite da secretaria porque eu acredito nesse projeto que vai de encontro à comunidade. Sou escritor e lembro quando muitas pessoas diziam como arte não daria dinheiro, para eu desistir, tentar um concurso e ser alguém na vida. Mas entrar em contato com a arte, saber que isso seria possível, mudou toda a minha vida", contou.

De acordo com a subsecretária de Proteção Social Básica, Thaisa Chaves, o Serviço de Convivência é o coração do Cras, o que o torna mais dinâmico e aproxima a comunidade das ações públicas.

"O objetivo principal do Serviço de Convivência é dar à população um sentimento de pertencimento, fazendo com que cada morador tenha acesso aos seus direitos, a uma política pública efetiva, que dialogue com a sua realidade. O serviço  hoje possui uma nova roupagem, onde cada profissional, de diferentes áreas, que irá mediar esse programa, foi escolhido para pensar junto com a comunidade pautas e ações que as beneficiem. É o serviço de convivência que faz o Cras pulsar, no sentido de tornar a assistência dinâmica e acolhedora”, afirma.

Matérias Relacionadas