Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Folia de Reis pode estar com os dias contados

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 06 de janeiro de 2017 - 18:19
A Folia de Reis também é tradicional em São Gonçalo
A Folia de Reis também é tradicional em São Gonçalo -

Por Catriel Barros

Em São Gonçalo, que já chegou a contar com 16 grupos folclóricos de Folia de Reis, atualmente contam apenas com dois:  Bandeira Nova Flor do Oriente, do Mutuá, comandada pelo Mestre Fumaça e a  Bandeira Estrela Nova do Oriente, do Bairro Almerinda, liderada pelo Mestre Waldecy.

De acordo com o Mestre Fumaça, que se apresenta em São Gonçalo há 36 anos, a tradição poderia ser mais valorizada. "Muitas cidades do Rio de Janeiro, Minas entre outras, tem a Folia de Reis como patrimônio imaterial e aqui, a cada ano que passa, essa tradição vai acabando", revela.

Para continuar lutando pela tradição, Mestre Fumaça e seu grupo irá se apresentar amanhã (7), a partir das 11h, iniciando a caminhada na Rua Felipe Mascarenhas, próximo a antiga fábrica da Renaste, no Amendoeira a partir das 11h, e depois seguirá pela vizinhança. 

Já o grupo de Mestre Waldecy, que também luta pela preservação dessa cultura, se mostra incrédulo sobre o futuro da folia no município. "Infelizmente, São Gonçalo nunca teve uma representação digna de Folia de Reis, apesar de ser um evento tão tradicional no Brasil. É uma pena não ser levado a sério por aqui. É triste dizer, mas em questão de um ou dois anos, não teremos mais apresentação de Folia de Reis em nossa cidade", lamenta. 

Apesar desse cenário, Mestre Waldecy pretende em sair as ruas no sábado (14). A programação está prevista para ser iniciada no Colubandê, passando pelo Coelho e adjacências.

O que é?

A festa de Folia de Reis é uma das mais tradicionais festas populares da cultura brasileira, festejada a partir do dia 6 de janeiro seguindo até o dia 20 deste mês. A celebração faz alusão à data de quando os três Reis Magos – Gaspar, Belchior e Baltazar – visitaram o menino Jesus. 

Os participantes saem às ruas com vestimentas e fitas coloridas, segurando uma bandeira com o símbolo do grupo fazendo menção ao menino Jesus, cantando e tocando instrumentos musicais como sanfona, flauta, reco-reco, violão e gaita. Em 2013, a pesquisadora em cultura popular, Veronica Inaciola disponibilizou em vídeo, um registro da Folia de Reis em São Gonçalo.

Matérias Relacionadas