Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Escolas de Samba da região estão a todo vapor para desfiles em fevereiro

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 02 de janeiro de 2017 - 14:22
Imagem ilustrativa da imagem Escolas de Samba da região estão a todo vapor para desfiles em fevereiro

Porto da Pedra

O Tigre de São Gonçalo, única representante do município, vai para seu quinto ano consecutivo na Série A. Em 2017, porém, a vontade de recolocar a agremiação de volta na elite está contagiando o barracão. Mesmo com tanto otimismo, o grande chefe de carnaval, o carnavalesco Jaime Cezário, mantém os pés no chão.

"Eu quero fazer o melhor possível. Fantasias lindas, alegorias atraentes, representar São Gonçalo como ele merece. Depois disso, nós vamos analisar o que fizemos, o que os concorrentes fizeram e aí sim pensamos na vitória", afirmou.

Além da parte de fantasias e alegorias, Jaime falou também da busca por bons profissionais feita pela direção da escola. Entre os elogiados, o novo mestre de bateria, Pablo, foi um dos destaques.

"São quesitos importantes que a diretoria de carnaval buscou reforços. Acho que eles trabalharam muito bem trazendo o Pablo e alguns outros grandes profissionais. Podemos ganhar pontos imprescindíveis com isso", elogiou.

Faltando mais de 45 dias para o desfile, Jaime garante que todo trabalho está dentro do prazo. Segundo o carnavalesco, todo carnaval da escola gonçalense já ultrapassou os 50% de conclusão.

"Está tudo caminhando conforme o planejado. Todas as fantasias estão em produção, os carros em construção, da maneira que deveria ser. Já temos mais de 50% das coisas prontas, digamos. Agora em janeiro o ritmo aumenta e concluiremos tudo", garantiu.

 A Unidos do Porto da Pedra vai apresentar o enredo 'Ó Abre-alas que as Marchinhas vão passar! Porto da Pedra é quem vai ganhar… seu coração' e será a última escola a desfilar no sábado de carnaval.

Viradouro

A escola de samba mais famosa de Niterói e única da região a conquistar um título do Grupo Especial, em 1997 quando era comandada por Joãozinho Trinta, a Unidos do Viradouro vai apresentar o enredo 'E todo menino é um rei'. Com o tema, a escola, uma jovem senhora que está completando 70 anos, vai brincar na avenida falando sobre infância.

"Sem dúvidas este é um ano diferente. Estamos comemorando 20 anos do grande título da escola e 70 anos de fundação. Conseguimos um samba bem legal dentro do enredo escolhido, que foi muito bem aceito na comunidade, e acho que vamos brincar na avenida", contou o carnavalesco Jorge Silveira.

Já pensando no desfile, a vermelho e branco já vem fazendo alguns ensaios na Avenida Ernani do Amaral Peixoto, no Centro de Niterói. Questionado quanto a efetividade dos ensaios, Jorge foi enfático ao comparar a rua com a Marquês de Sapucaí.

"É uma simulação bem aproximada do que vamos fazer no desfile. Nos ensaios conseguimos afinar a bateria, acertar a harmonia e ter um bom termômetro do que faremos na Sapucaí. É um grande passo antes dos ensaios técnicos no local de desfile", disse.

Em relação ao progresso dos trabalhos no barracão, Jorge se mostrou empolgado. O carnavalesco chegou a falar em 70% de serviços concluídos.

"No meio de dezembro nós estávamos com metade das coisas adiantas, agora eu posso falar em 70%. Janeiro é o mês dos acabamentos, de preparar as coisas mais pesadas. Vamos ter tudo pronto para nosso desfile", afirmou. 

A Viradouro será a terceira escola de samba a entrar na avenida, na sexta-feira de carnaval. 

Cubango

Há sete anos na fila, tentando se classificar para o Grupo Especial, a Acadêmicos do Cubango vai trazer, em 2017, a tradição da música popular brasileira para a avenida com o enredo ‘Versando Nogueira nos cem anos do ritmo que é nó na madeira’. A escola que já tem mais de 50% do carnaval pronto espera finalmente levantar a taça de campeã.

“O meu sentimento e de todos na escola é de bastante otimismo. Quando eu aceito um projeto é porque eu acredito nele e me jogo de cabeça. Estamos passando por muitas dificuldades, como todas as outras agremiações, mas tenho certeza que conseguiremos entrar com força e alegria na Sapucaí”, disse o carnavalesco Lúcio Sampaio.

Mesmo ainda tendo bastante tempo de trabalho até o carnaval, cerca de 50 dias, as coisas já estão adiantadas no barracão da verde e branco da Zona Norte de Niterói. Segundo Lúcio, no momento certo tudo estará perfeitamente concluído.

“Falar sobre andamento de carnaval é complicado. Nosso ateliê está bem adiantado, com cerca de 60% de conclusão. No barracão é diferente, estamos num estágio menor ainda, mas está caminhando bem. Já temos carros quase finalizados, outros na madeira. No geral, eu diria que já percorremos 60% do caminho”, revelou o carnavalesco.

Deixando de pensar um pouco nas fantasias e adereços e se concentrando mais no desfile, a Cubango iniciou os ensaios de rua, que acontecem na Avenida Ernani do Amaral Peixoto, no Centro de Niterói. A ideia é deixar tudo encaminhado para, no dia do ensaio técnico na Sapucaí, serem feitos apenas alguns ajustes.

“Estes ensaios são muito importantes. Ali conseguimos entender como vai andar nosso desfile. São feitos ajustes de harmonia, todos aprendem ainda mais o samba e isso acaba refletindo no desfile oficial”, contou Lúcio.

A Cubango, que nunca desfilou no Grupo Especial, é a segunda escola a desfilar no sábado de carnaval.

Sossego

Caçula entre as quatro escolas da região, a Acadêmicos do Sossego vai estrear na Série A do carnaval Carioca. Depois de conquistar o título da Série B (terceira divisão), a agremiação tem o objetivo de permanecer na divisão.

"O real objetivo da escola é fazer um desfile marcante e conseguir a permanência no grupo de acesso nesse primeiro ano. As dificuldades são enormes, mas estamos empenhados em fazer um belíssimo espetáculo. A agremiação passa por um processo de adaptação, o salto é grande dos desfiles da Intendente Magalhães para a Sapucaí, mas é um trabalho que vem sendo desenvolvido desde maio", revelou o diretor de carnaval Wallace Palhares.

A mesma opinião é compartilhada pelo carnavalesco da escola, Márcio Puluker. Abrindo o carnaval carioca, ele quer sacudir a avenida e manter a agremiação na Série A.

"Abriremos o carnaval com muita força e impacto. A intenção é fazer um desfile perfeito e alcançar o coração de todos, inclusive dos jurados. Esperamos emocionar, encantar e arrebatar boas notas e assim concretizar o sonho de permanecer com os dois "pés" na Série A", disse.

No barracão da escola, quase tudo pronto para a grande festa. A expectativa é que já no fim de janeiro a agremiação esteja com quase tudo 100% concluído.

" Em termos de fantasias em geral, temos 90% do carnaval pronto. No barracão, temos 65% do projeto fora do papel, em projeção. O restante será decoração, pintura de arte e acabamentos, já que apostamos em muitas esculturas e um acabamento de primeira", explicou o carnavalesco.

Recém chegada na Série A, a Sossego terá a missão de abrir o desfile na Marquês de Sapucaí. A escola será a primeira da sexta-feira, levando o enredo 'Zezé Motta, a Deusa de Ébano'.

Matérias Relacionadas