Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1566 | Euro R$ 5,517
Search

Olimpíada da História do município chega à 3ª fase

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 29 de maio de 2015 - 12:33

O evento contou com a participação de 775 pessoas, divididas em 155 equipes, na versão on-line

Foto: Divulgação

Com a participação de 775 pessoas, divididas em 155 equipes, cada uma com quatro alunos e um professor orientador, a 2ª Olimpíada da História de Itaboraí, que traz o tema: “O itaboraiense Joaquim Manoel de Macedo e sua importância para a literatura nacional”, chegou, nesta semana, à sua 3ª fase.

“Temos percebido cada vez mais dedicação por parte dos estudantes e também um aumento grande na qualidade das atividades em relação ao ano passado, o que nos deixa muito felizes e se encaixa em nossa missão de divulgar e valorizar a história da cidade. Queremos, ao mesmo tempo, promover a inclusão digital e fazer com que os alunos utilizem a internet como meio de pesquisa e aprendizado”, disse Sirlene Freitas, subsecretária de Tecnologias Educacionais.

A Olimpíada é disputada por estudantes do 6º ao 9º ano da rede municipal de ensino em cinco fases, sendo as quatro primeiras online. As atividades envolvem tarefas e questões objetivas e discursivas, com conteúdo preparado especialmente para elas. As escolas disponibilizam laboratórios de informática para reunião e acesso dos alunos.

A primeira fase teve como tema: “Narrativas populares e imaginário em Itaboraí”. A segunda usou os textos: “Escravidão no Vale do Macacu” e “Hanseníase e Hospital Colônia Tavares de Macedo”. A quarta fase será a última a ser disputada online, com os alunos se encontrando pessoalmente para a grande final no dia 20 de agosto.

Além da Olimpíada, a Secretaria de Educação e Cultura já disponibiliza, na grade curricular, um conteúdo relacionado à história do município para os alunos a partir do 1º ano do ensino fundamental.

Matérias Relacionadas