Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 4,9892 | Euro R$ 5,4003
Search

Grupo utiliza aplicativo para combater crimes

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 01 de fevereiro de 2016 - 08:48

Canais de comunicação com a população via WhatsApp têm contribuído para solucionar crimes na Operação Segurança Presente, realizada pela Secretaria de Governo em parceria com o Sistema Fecomércio-RJ. O aplicativo para celular tem sido usado como recurso para agilizar a troca de informações entre as equipes de policiamento, moradores e comerciantes das localidades onde ocorrem as ações: Lagoa, Aterro e Méier.

Na Lagoa Rodrigo de Freitas, a equipe tem recebido demandas pelo Amigos da Lagoa. Com cerca de 40 integrantes, o grupo do aplicativo, criado pelos próprios policiais com o aval de quem trabalha ou frequenta o cartão-postal do Rio, é fonte inesgotável de informação. A Operação recebe ainda inúmeras solicitações pelo Disque Lagoa (96500-5811), serviço telefônico que concentra as demandas dos usuários.

“A sociedade civil e os órgãos de segurança pública precisam se unir. Conseguimos coibir vários crimes com o apoio de moradores e comerciantes. Temos multiplicado os nossos olhos aqui na Lagoa por meio das denúncias e solicitações feitas pelo aplicativo e o Disque Lagoa”, explicou o coordenador da Operação Lagoa Presente, capitão PM Henry Miranda.

De dia ou no período da noite, C. R., 53, não hesita em enviar mensagens para o grupo. O comerciante que trabalha há 15 anos na área de lazer tem ajudado os agentes da Operação em ocorrências. “Com a chegada da Lagoa Presente, houve redução de 80% dos crimes. Sempre que vejo uma pessoa em atitude suspeita recorro aos agentes pelo grupo”, contou.

Matérias Relacionadas