Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1585 | Euro R$ 5,5113
Search

Caderno Educação - Como se preparar para a universidade pública?

Disputa pelas vagas é cada vez mais acirrada

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 24 de janeiro de 2018 - 15:22
>> Para o mestrando José Lucas, 26, aluno tem que focar em seus pontos fracos, tirando dúvidas na sala de aula, e valorizar os seus pontos fortes
>> Para o mestrando José Lucas, 26, aluno tem que focar em seus pontos fracos, tirando dúvidas na sala de aula, e valorizar os seus pontos fortes -

A disputa pela tão sonhada vaga em uma universidade pública é cada vez mais acirrada, além de gerar dúvidas na hora da escolha de qual curso seguir. Para auxiliar nessa ‘maratona’ uma das opções é se matricular num preparatório e procurar tirar dúvidas com  especialistas.

Segundo o professor de Literatura do pré-vestibular social da Universidade Federal Fluminense (UFF), José Lucas Matos de Souza, 26, a melhor maneira de se preparar é o aluno focar os estudos em seus pontos fracos, não deixando de potencializar seus pontos fortes.

José Lucas foi aluno do pré-vestibular social da UFF e passou para Letras-Literatura na universidade. Formado em 2016, ele agora é mestrando em Literatura pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

“Cabe procurar entender melhor o modo de aprendizagem, porque cada pessoa aprende de uma forma, e focar nisso. Também é importante refazer as provas, fazer exercícios e simulados. Principalmente estar calmo e relaxado”, explicou.

Ele ainda explica que estudar em uma sala de aula é importante para as trocas de experiências que são possíveis neste contexto. Segundo o professor, os alunos que se dedicam a estudar apenas em casa perdem algumas questões que são possíveis de resolução apenas em sala de aula. 

“Hoje em dia é importante trazer para a sala de aula todas as mídias possíveis para tornar o ambiente escolar mais proveitoso. A sala de aula possibilita a retirada de dúvidas que venham a surgir no momento da pratica. O ambiente ainda possibilita maior chance de aprovação. É um espaço que precisa ser renovado, mas não substituído”, disse.

A coordenadora de Formação e Comunicação Sindical do pré-vestibular social do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Públicas Estaduais no Estado do Rio de Janeiro (Sintuperj), Loana Pessanha, acrescenta que o estudo na sala de aula deve ser estendido também para casa. Porém, ela explica que é necessário tornar o ambiente propício para a aprendizagem. 

“Ter um espaço reservado só para estudo seria o ideal, um espaço sem interferências e que permita concentração. Desligar o celular ou qualquer acesso à internet que não seja especificamente voltado para seu estudo naquele momento, identificar também suas distrações para que possa entender o que de fato está atrapalhando os estudos. O principal é ter um controle do que é estudado, não apenas abrir um livro ou site e na hora escolher o que vai estudar, tem que organizar antes. Não apenas por uma questão de método, mas também para o estudante saber que está evoluindo. Se não puder medir sua evolução, pode no futuro ter a impressão de que “não sabe nada”, o que ajuda a prevenir a ansiedade”, explica Loana, que também foi aluna do próprio pré-vestibular que coordena.

Ela acrescenta que é importante que os estudantes formem grupos de estudos para além do horário das aulas. Segundo ela, o pré da Uerj tem módulos extras para reforçar, como aulas aos sábados que chamam de “projetos”.

“Cada projeto tem um foco. O mais interessante é o “letramento”, em que investimos nas bases do português e da matemática, durante quatro sábados para cada uma dessas disciplinas. Além disso temos módulos de resolução de exercícios, que é um horário de aula que a cada semana muda a disciplina, só com resolução de exercícios de várias partes daquela disciplina, um método baseado na Programação Neurolinguística que estimula os estudantes a relembrar matérias já dadas ou visualizarem matérias novas que ainda não foram lecionadas de forma mais ampla, para quando assistirem à aula poderem ter uma noção geral. Temos também o módulo de produção textual, em que semanalmente são disponibilizados temas de redação e corrigidos até a semana seguinte, fazendo com que o estudante treine a elaboração de redações”, detalhou.

O pré-vestibular social da UFF funciona durante a semana e aos sábados. As vagas estão fechadas. Mais informações para matrículas do próximo semestre pelo site www.uff.br/prepopular. Já as inscrições para o pré da Sintuperj acontecem até essa quinta-feira (25). Outras informações em http://www.sintuperj.org.br/servicos/pre-vestibular/.

Matérias Relacionadas