Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1643 | Euro R$ 5,5351
Search

Contador de histórias estará em Biblioteca Municipal de Itaboraí

Comemoração ao Dia Mundial do Surdo

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 21 de setembro de 2017 - 11:00

As histórias em libras possuem papel fundamental no desenvolvimento das crianças surdas
As histórias em libras possuem papel fundamental no desenvolvimento das crianças surdas -

As histórias em libras possuem papel fundamental no desenvolvimento das crianças surdas

A Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo, em Itaboraí, realiza, hoje, às 13h, uma sessão de histórias infantis, narradas em libras, em comemoração ao Dia Nacional e Mundial do Surdo. A programação contará com o instrutor de Libras do município, Tarcísio Torres, e será direcionada às crianças portadoras de deficiência auditiva do município e aberta ao público em geral, com entrada gratuita.

Segundo o gestor da biblioteca, Wanderson Silvas, as histórias em libras possuem um papel fundamental na integração e no desenvolvimento cognitivo das crianças surdas. “A linguagem escrita, muitas vezes, não transmite a emoção, como a linguagem de sinais, que durante as histórias, as crianças poderão sentir os sentimentos narrados”, ressaltou Wanderson.

A Federação Mundial dos Surdos já celebra o Dia do Surdo, internacionalmente, no dia 30 de setembro. No Brasil é celebrado no dia 26 de setembro, devido ao fato desta data lembrar a inauguração da primeira escola para surdos no país, em 1857, com o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines).

A Biblioteca Municipal fica na Praça Marechal Floriano Peixoto, 39, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo email: bibliomacedo@itaborai.rj.gov.br.

Matérias Relacionadas