Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Curso de Libras vai atender mais de 400 estudantes em Itaboraí

Terão 18 turmas de aulas gratuitas

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 04 de agosto de 2017 - 14:00
A aula inaugural, que aconteceu na última terça-feira, teve palestra de tradutora intérprete
A aula inaugural, que aconteceu na última terça-feira, teve palestra de tradutora intérprete -

Centenas de pessoas inscritas no Curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais), realizado pela Prefeitura de Itaboraí, participaram da aula inaugural no Esporte Clube Comercial. A aula aconteceu, na tarde da última terça-feira, e contou com a palestra “Mitos e Verdades sobre a Cultura Surda”, ministrada pela tradutora intérprete de Libras, Edilene de Melo Teixeira.

O curso gratuito é destinado para surdos e ouvintes de Itaboraí e outros municípios para os níveis I, II, III e IV, com duração de seis meses cada.

O prefeito de Itaboraí, Sadinoel Souza, parabenizou o município pela iniciativa pioneira de promover este curso gratuito na região.

“Não adianta ter a iniciativa se não houver a participação popular. Como é bom ver esta casa cheia, com tantas pessoas com o objetivo de aprender a se comunicar com as mãos. Que todos saiam daqui aprendendo um pouco mais, pois conhecimento é algo que ninguém consegue nos tirar”, frisou o chefe do executivo.

O secretário municipal de Educação, Marcos Dias, ressaltou que o curso teve mais de 400 inscritos e conta com uma equipe de profissionais capacitados. O curso possui três instrutores surdos, sendo Severino Pereira, Tarcísio Torres e Maria da Conceição Matos, pessoas devidamente formadas para atuarem profissionalmente. “Os inscritos estão com o intuito de aprender e nós estamos aqui para colaborar com esse aprendizado. Temos muito a fazer a frente desta gestão e contamos com a ajuda de todos”, disse o gestor da pasta.

Os alunos puderam conferir os assuntos que serão abordados no curso, como os aspectos históricos, culturais, linguísticos, educacionais e sociais referentes à cultura surda e o processo da aquisição de leitura e escrita. As aulas acontecerão para 18 turmas, nos turnos de manhã, tarde e noite, uma vez por semana, com três horas de duração, no Colégio Estadual Visconde de Itaboraí (Cevi), no Centro.

Matérias Relacionadas