Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1643 | Euro R$ 5,5351
Search

Russo para a Copa do Mundo

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 26 de julho de 2017 - 18:00
Imagem ilustrativa da imagem Russo para a Copa do Mundo

Que o futebol é a paixão que une os países em uma mesma época a cada quatro anos, disso não há dúvidas. Ano que vem será a Rússia a responsável por comandar a Copa do Mundo. Mas e os brasileiros que vão participar da festa? Como eles vão lidar com o dialeto russo, totalmente diferente do português? Para solucionar essas questões, cresce a procura de estudantes pelo idioma, que toma como base o alfabeto cirílico.

De acordo com a jornalista e professora de russo, Betty Herrera, de 51 anos, o movimento de brasileiros com interesse na cultura russa é uma crescente. Panamenha que morou na extinta União Soviética, ela explica que o primeiro passo para um brasileiro entender russo é estudar e ter domínio completo do alfabeto cirílico.

Depois, é começar gravando as saudações, os números até conseguir comunicar-se no idioma. Porém, a professora alerta para um grande obstáculo na vida do estudante brasileiro. “O mais difícil no processo de aprendizado da língua russa são as declinações verbais.

Os russos fazem alterações substanciais em número, grau e gênero das frases. O estudante precisa estar atento às mudanças, mas só a prática dará essa comodidade na pronúncia do idioma”, afirma.

Preparando-se para trabalhar na Copa do Mundo ano que vem, o repórter de mídias sociais Rennan Rebello, de 30 anos, tem também a pretensão de passar uma temporada na Rússia. Para o estudante, o aprendizado da língua se tornou mais fácil depois que decorou todo o alfabeto cirílico.

“Quando eu procurava algo relacionado a russo na internet, achava que seria muito mais difícil aprender o idioma. Mas depois que eu gravei as letras do alfabeto cirílico, consigo identificar qualquer palavra. Agora, já ouço até músicas em russo para praticar”, conta.

Matérias Relacionadas