Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1585 | Euro R$ 5,5113
Search

Curso de libras tem mais de 400 pessoas inscritas

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 24 de julho de 2017 - 14:00
A aula inaugural acontecerá no dia 1º de agosto, às 14h, no Esporte Clube Comercial, no Centro
A aula inaugural acontecerá no dia 1º de agosto, às 14h, no Esporte Clube Comercial, no Centro -

O curso gratuito de Libras de Itaboraí, oferecido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação teve 411 alunos inscritos e mais 40 em lista de espera, no último dia 12 e 13 de julho. A aula inaugural acontecerá no dia 1º de agosto, às 14h, no Esporte Clube Comercial, para todos os níveis (I,II,III e IV), para surdos e ouvintes de Itaboraí e outros municípios.

Há anos tentando conseguir se matricular em um curso de libras, a moradora de Alcântara, a advogada Leila Ferreira, 58 anos ficou feliz por ter conseguido a tão sonhada vaga. Para ela, todos deveriam ter este curso, pois é uma forma de se comunicar com pessoas surdas e mudas. Porém, um curso pouco disponibilizado pelas instituições, inclusive as particulares. “Eu vim despachar um processo aqui em Itaboraí e passando pela Biblioteca Municipal, vi um cartaz com anúncio do início das inscrições. Rapidamente me interessei e vim fazer a inscrição. Vou começar no primeiro nível e se Deus quiser, quero fazer todos os níveis, pois para mim que lido com todos os tipos de pessoas, inclusive com deficiências, preciso ter o conhecimento e domínio desta língua”, disse Leila parabenizando a ação da Prefeitura de Itaboraí em oferecer o curso gratuito também para moradores de outras cidades. As aulas acontecerão para 18 turmas, distribuídas nos turnos de manhã, tarde e noite, uma vez por semana, com 3 horas de duração, no Colégio Estadual Visconde de Itaboraí (Cevi), no Centro. Ao todo são quatro níveis, cada um com seis meses de duração e com direito a declaração de conclusão, após o término de cada nível, e certificado de conclusão após o término do curso básico. Podem participar surdos, a partir dos 7 anos de idade e ouvintes, a partir dos 12 anos.

Segundo a coordenadora da Educação Integral e Especial, Valéria Sales, o número de inscritos foi maior do que os outros anos, inclusive com lista de espera. Vale ressaltar, que para não perder a vaga, o aluno não poderá ter mais de três faltas. O objetivo do curso é passar conhecimento da Língua Brasileira de Sinais, da cultura surda. Além de habilitar as pessoas a serem bilíngües, para uma melhor comunicação com os surdos.

O curso será ministrado por três instrutores surdos, sendo eles Severino Pereira, Tarcísio Torres e Maria da Conceição Matos. O material didático será uma apostila por nível, que ficará disponível para o aluno tirar xerox.

O Cevi fica localizado na Rua Doutor Macedo, nº334, Centro de Itaboraí.

Língua Brasileira de Sinais

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma forma de comunicação e expressão de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituindo um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil. Foi reconhecida oficialmente e aceita como a segunda língua oficial brasileira por meio da Lei n° 10.436, de 24 de abril de 2002.

Matérias Relacionadas