Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1585 | Euro R$ 5,5113
Search

Sede da Prefeitura passa por obras em sua fachada

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 28 de junho de 2017 - 14:40
Obras no prédio histórico foram uma contrapartida com Rede Globo para gravação de novela
Obras no prédio histórico foram uma contrapartida com Rede Globo para gravação de novela -

O Palacete Visconde de Itaboraí, uma construção típica do fim do século XVIII e atual sede da Prefeitura de Itaboraí, na Praça Marechal Floriano Peixoto, recebe desde a última semana, intervenções na sua fachada principal. As obras com previsão de término ainda esta semana são uma contrapartida com a Rede Globo, para a gravação da novela “Babilônia”, em 2015.

Quase dois anos após a novela ser gravada, os serviços iniciaram com autorização formal do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), sem nenhum custo financeiro aos cofres municipais.

Segundo o arquiteto da Prefeitura de Itaboraí, Milton Duarte, havia uma verba para cenografia “disfarçar” os defeitos existentes da edificação, uma vez que a direção da novela não aceitou fazer as correções via computação gráfica.

Tal intervenção, no entanto, não foi autorizada pelo Patrimônio Histórico Municipal, pois a probabilidade das intervenções de caráter meramente cenográficas agravarem as patologias existentes era enorme.

“Conversamos com a Rede Globo e solicitamos a emissora à adequação do mesmo valor em uma intervenção de limpeza geral e recomposição pontual de argamassas e ornamentos somente da fachada principal (sem intervenção em telhado, esquadrias e cantaria) a ser realizada por empresa com acervo técnico comprovado na realização de projetos e obras em bens tombados pelo Iphan e Instituto Estadual do Patrimônio Cultural”, explicou Duarte.

Matérias Relacionadas