Aferição de táxis em Niterói

Enviado Direto da Redação
De acordo com o órgão, se o taxista trafegar sem a atualização metrológica pode sofrer multas

De acordo com o órgão, se o taxista trafegar sem a atualização metrológica pode sofrer multas

Foto: Divulgação

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Rio de Janeiro (Ipem-RJ) inicia na próxima segunda-feira (15) o período de atualização das tarifas dos táxis do município de Niterói. Os taxistas terão até o dia 18 de março – de acordo com o calendário do Ipem - para atualizar a tarifa dos taxímetros juntos às oficinas credenciadas pelo órgão no município.

Após a atualização da tarifa, os taxistas permissionários deverão consultar o site www.ipem.rj.gov.br para agendar a verificação metrológica obrigatória junto ao Ipem - que será realizado entre os dias 29 de fevereiro e 20 de abril na regional do instituto em Niterói, que fica na Rua Professor Joaquim da Costa Ribeiro, 31, Centro. No site do Ipem, os taxistas também deverão emitir o Guia de Recolhimento da União (GRU) no valor de R$ 51,96.

O taxista autuado por trafegar sem a avaliação metrológica no prazo estabelecido pode sofrer multas a partir de R$ 500. Porém tem até 10 dias para apresentar defesa ao órgão. A documentação necessária para verificação metrológica junto ao Ipem é a seguinte: certificados de propriedade do veículo, de registro e licenciamento do veículo junto ao Detran, de segurança veicular e da última verificação do taxímetro, carteira de habilitação do taxista, comprovante de residência, GRU quitada, cartão de permissionário junto à Secretaria Municipal de Transportes e comprovante do agendamento.

Mais informações na sede do órgão (Rua Padre Manoel da Nóbrega, 539, Piedade) ou pelo telefone: 0800-282-3040.

Veja também