Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1957 | Euro R$ 5,5298
Search

Mieloma múltiplo: tipo de câncer raro é duas vezes mais comum em negros

Doença corresponde a 1% de todos os cânceres

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 22 de dezembro de 2017 - 15:30
>> Câncer deixa organismo mais predisposto a infecções
>> Câncer deixa organismo mais predisposto a infecções -

T ipo de câncer raro, o Mieloma múltiplo acomete um subtipo de células da medula óssea, os plasmócitos, responsáveis pela produção de anticorpos de defesa do organismo. Ele corresponde a 1% de todos os cânceres e a 10% dos cânceres sanguíneos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A sua incidência na população geral é de, aproximadamente, cinco casos para cada 100 mil habitantes. O mieloma é duas vezes mais comum em negros do que em brancos.

Quando ocorre o mieloma múltiplo, os plasmócitos estão aumentados em números e são anormais. Com isso, as células cancerígenas produzem uma proteína anormal, chamada de proteína monoclonal, que pode danificar os órgãos e também levar à redução da produção de anticorpos.

Com organismo mais vulnerável, a pessoa acometida por este câncer fica mais predisposta a infecções. Segundo especialistas, a doença surge, geralmente, em pessoas acima de 65 anos, mas pode acontecer em qualquer idade.

Entre os principais sintomas estão dores ósseas, fratura aos mínimos esforços ou mesmo espontânea; fraqueza e cansaço devido à anemia; visão turva; perda de peso; náuseas; vômitos; redução do volume urinário, devido à insuficiência renal; e infecções, principalmente sinusites e pneumonias.

O diagnóstico é feito através de vários exames de sangue, urina, raio-x e do mielograma, com material aspirado da medula óssea. Como qualquer câncer, não há uma forma específica de prevenção.

Os médicos recomendam manter uma vida saudável, com alimentação balanceada e atividades físicas. O tratamento pode ser desde observação clínica, sem tratamento, até quimioterapia seguida de transplante de medula óssea.

Matérias Relacionadas